São Paulo
2906. 1644, Junho, 7, Lisboa
REGIMENTO (cópia) passado pelo rei D. João IV ao [superintendente-geral das Minas do Brasil], Salvador Correia de Sá e Benevides, em 14 itens. Reitera, já no primeiro, que, no tocante às minas o superintendente teria toda autonomia, não dependendo do governador geral do Estado do Brasil. Nos ítens seguintes ordena-lhe que usasse índios e degredados para a exploração das minas, concentrando-se nas buscas na capitania de São Paulo. O rendimento dos mineradores seria estipulado segundo sua especialidade. Aconselha que, no desempenho de suas funções, tenha consigo ouvidor e provedor, recomendando-se também que faça estabelecer uma Casa da Moeda.
AHU-São Paulo, cx. 1, doc. 1.
AHU_ACL_CU_023, Cx. 1, D. 2.
2907. 1727, Junho, 28, Santos
OFÍCIO do tenente de mestre de campo, David Marques Pereira, ao [secretário de estado], Diogo de Mendonça Corte Real sugerindo que se forme, com casais vindos da Europa, uma povoação no sul, como já se fizera em Montevidéu. Assim se podia facilitar a comunicação com os índios minuanos, tanto como incrementar o comércio de gado e couro.
AHU-São Paulo, cx. 1, doc. 47
AHU_ACL_CU_023, Cx. 1, D. 67.
2908. [ant. 1739, Junho, 16]
CARTA do frei e Prior do Carmo de São Paulo, Pedro da Trindade e Silva, ao rei [D. João V], relatando que o ouvidor geral da comarca de São Paulo João Rodrigues Campelo, provocava indisciplina e desobediência da parte dos índios da aldeia de Baruerí, administrada pelo convento do Carmo, utilizando-os em jornadas de trabalho para si e para seus amigos. Pede ao rei que se mande averiguar e tome providências.
AHU-São Paulo, cx. 2, doc. 53.
AHU_ACL_CU_023, Cx. 2, D. 157.
2909. 1740, Novembro, 10, Lisboa
CONSULTA do Conselho Ultramarino ao rei D. João V sobre a carta dos oficiais da Câmara da vila de Cuiabá dando conta da descoberta de uma aldeia de gentio, chamado Aravirá, na parte do Paraguai.
Anexo: representação, auto da junta dos oficiais a câmara de São Paulo.
AHU-São Paulo, cx. 3, doc. 2.
AHU_ACL_CU_023, Cx. 3, D.169.
2910. 1745, Agosto, 5, vila e praça de Santos
CARTA do governador e capitão general da capitania de São Paulo, D. Luís de Mascarenhas, ao rei [D. João V], aludindo à provisão real sobre o uso de índios tapuias pela Câmara de Sabará para combater os quilombos, solicita que também sejam concedidos 400 tapuias de aldeias do Rio de Janeiro, à custa da Fazenda Real, para servirem em São Paulo, onde se encarregarão da segurança nos caminhos e passagens.
AHU-São Paulo, cx. 3, doc. 24
AHU_ACL_CU_023, Cx. 3, D. 203.
2911. 1748, Setembro, 12, vila e praça de Santos
CARTA do governador e capitão general da capitania do Rio de Janeiro, D. Luís de Mascarenhas, ao rei [D. João V] sobre as estratégias para combater os índios Caiapós que vêm hostilizando os que passavam a caminho de Goiás, combinadas entre ele e o coronel Antônio Pires de Campos. Alude também à colaboração dos índios Bororos neste combate e de como o provedor da Fazenda de Goiás ajudou a estes índios amigos. Transmite também as preocupações do coronel com o preço excessivo que os vigários cobram por seus serviços.
Anexo: parecer, regimento, provisão (cópia).
AHU-São Paulo, cx. 3, doc. 37.
AHU_ACL_CU_023, Cx. 3, D. 233.
2912. [post. 1752, Maio, 3]
CARTA (cópia) do capitão engenheiro Militar de São Paulo, Francisco Tosi Colombina, ao rei [D. José I] sobre as vantagens dos portugueses sobre os espanhóis na América; sobre como estabelecer a segurança das fronteiras, sem gastos para a Fazenda Real de São Paulo; sobre como facilitar o comércio no Brasil e sobre como cativar os indígenas.
AHU-São Paulo, cx. 4, doc. 6.
AHU_ACL_CU_023, Cx. 4, D. 253.
2913. 1752, Agosto, 26, São Paulo
CARTA dos oficiais da Câmara da cidade de São Paulo ao rei [D. José I] sobre as dificuldades dos mineradores de Goiás de cumprirem a obrigação de irem fundir seu ouro em vila Boa, muito distante das minas do Carmo, de Natividade e de São Félix, correndo ainda o risco de ataque dos gentios. Era preciso que se modificasse este estado de coisas.
AHU_Pernambuco
AHU_ACL_CU_023, Cx. 4, D. 256.
2914. 1753, Outubro, 23, Belém
AVISO do [secretário do estado Marinha e Ultramar], Diogo de Mendonça Corte Real, ao governador e capitão general do Rio de Janeiro, Antônio Gomes Freire de Andrade, comunicando que o rei [D. José I] nomeara a Francisco Tosi Colombina, por conhecer geografia, além de outras qualidades apropriadas como explorador, para comandar a expedição de exploração do sertão do Tibagí. Ordenava-se mudanças a serem feitas em aldeias indígenas naquela região, assim como os efetivos militares a serem empregados naquela expedição.
Anexo: 5 ofícios, ofícios (cópias ), ofício (minuta), decreto (cópia) carta régia.
AHU-São Paulo, cx. 4, doc. 19.
AHU_ACL_CU_023, Cx. 4, D. 270.
2915. 1755, Junho, 16, São Paulo
OFÍCIO do reitor do Colégio de São Paulo da Companhia de Jesus, padre Vitoriano da Cunha, ao governador e capitão general da capitania de Goiás, conde de São Miguel, Álvaro José Xavier Botelho de Távora, felicitando-o pelo novo cargo e solicitando que fossem pagos os direitos para fazer frente ao transporte dos missionários que assistiam em Goiás.
Anexo: carta.
AHU-São Paulo, cx. 4, doc. 29.
AHU_ACL_CU_023, Cx. 4, D. 284.
2916. 1762, Dezembro, 30, vila de Mogí
OFÍCIO do juiz ordinário, Miguel Correa Pinto, e dos oficiais da Câmara da vila de Mogi ao [secretário do reino], conde de Oeiras, Sebastião José de Carvalho e Melo, elogiando a João de Sousa Felgueiras, ouvidor da comarca de São Paulo, que atuou sempre com retidão e justiça, quer fosse no seqüestro dos bens dos jesuítas, quer no cuidado com os índios aldeados, quer na prisão de criminosos.
Anexo: 11 representações, atestado, certidão.
AHU-São Paulo, cx. 5, doc. 7.
AHU_ACL_CU_023, Cx. 5, D. 319.