Alagoas
1. 1732, Abril, 14, vila de Alagoas
CARTA dos oficiais da Câmara da vila de Alagoas ao rei [D. João V] a solicitarem declaração sobre a provisão relativa aos lavradores que plantam cana independentemente do número de escravos que possuem.
Anexo: provisão.
AHU-PERNAMBUCO, cx. 28.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 1, D. 74.
2. [ant. 1762, Fevereiro, 15, vila do Penedo]
REQUERIMENTO dos homens pardos confrades da Confraria e Irmandade de São Gonçalo Garcia ao rei [D. José] a pedirem licença para terem esquife particular para sepultarem os irmãos e suas mulheres matriculadas na irmandade, devido a não terem casa de misericórdia na vila do Penedo.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 175.
3. [ant. 1772, Janeiro, 29, vila do Penedo]
REQUERIMENTO do ministro e mais irmãos da Mesa da Venerável Ordem Terceira da Penitência, sita no convento de São Francisco da vila do Penedo, ao rei [D. José] a pedirem a conservação do esquife na sua posse dada a disputa que lhes fazem os homens pardos confrades da Confraria e Irmandade de São Gonçalo Garcia.
AHU-ALAGOAS, cx. 2, doc. 62.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 201.
4. [ant. 1776, Fevereiro, 23, vila de Alagoas]
REQUERIMENTO do licenciado António de Araújo Barbosa, morador na vila de Alagoas, ao rei [D. José] a pedir ordem para se lhe entregar o engenho Terra Nova com seus réditos, acessórios e escravos que lhe pertencem por herança do seu tio o padre António Correia Pais.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 209.
5. [ant. 1781, Dezembro, 11, vila do Penedo]
REPRESENTAÇÃO do juiz e irmãos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, da vila do Penedo, à rainha [D. Maria I] a pedirem esmola para continuação das obras de edificação, ornamentos e paramentos para a capela com a mesma invocação, devido à pobreza e indigência da irmandade.
AHU-PERNAMBUCO.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 3, D. 227.
6. [post. 1803, Março, 11, vila de Alagoas]
REQUERIMENTO do padre Agostinho Rebelo de Almeida, morador na vila de Alagoas, ao príncipe regente [D. João] a pedir ordem ao governador de Pernambuco para providenciar que o tenente José de Barros Pimentel, morador na mesma vila e possuidor do engenho denominado Pilar, lhe pague a dívida pela compra de escravos e mais fábrica para o seu engenho.
Anexo: requerimentos, certidões, relação e lembrete.
AHU-ALAGOAS, cx. 3, doc. 27.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 5, D. 346.
7. [ant. 1806, Fevereiro, 27, vila de Alagoas]
REQUERIMENTO de João Casado Lima e familiares, moradores na vila de Alagoas e de Serinhaem, ao príncipe regente [D. João] a pedirem provisão de habilitação como únicos herdeiros de Mateus Casado Lima, para que no Juízo dos Órfãos da vila de Alagoas não se considerem os filhos naturais, mulatos de diferentes mães.
Anexo: lembretes.
AHU-ALAGOAS, cx. 4, doc. 12.
AHU_ACL_CU_004, Cx. 6, D. 425.