Montevidéu
MONTEVIDÉU
2477. 1818, agosto, 7, escuna Leopoldina
OFÍCIO do capitão de fragata e comandante da escuna Leopoldina, Diogo Jorge de Brito, ao chefe de esquadra e comandante das forças navais do Rio da Prata, Rodrigo José Ferreira Lobo, sobre a sumaca Flor do Rio da Prata, roubada por um corsário, assim como o brigue Flor de Santa Catarina e a galera Maria, relatando como estes roubos se passaram e comentando ainda, outros atos de pirataria.
Anexo: 2 interrogatórios (extratos). AHU-Montevidéu, cx.1, doc. 46.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 1, D. 42.
2478. 1818, agosto, 17, fragata Tetis, Montevidéu
OFÍCIO (cópia) do chefe de esquadra e comandante das forças navais do Rio da Prata, Rodrigo José Ferreira Lobo, ao [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], comunicando a compra da galera francesa Briséis, que passaria a chamar-se Maria Teresa.
AHU-Montevidéu, cx.1, doc. 54.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 1, D. 44.
2479. 1818, agosto, 25, Montevidéu
OFÍCIO do [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde dos Arcos, [D. Marcos de Noronha e Brito], comentando a ação do navio pirata que tem atacado as embarcações portuguesas no Prata, narrando o caso do negociante francês, senhor de Pontel e sua esposa, que estavam a bordo de uma galera e que perderam todos os seus haveres.
AHU-Montevidéu, cx.1, doc. 46.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 1, D. 47.
2480. 1819, julho, 19, Montevidéu
OFÍCIO do chefe de esquadra e comandante [das forças navais do Rio da Prata], Rodrigo José Ferreira Lobo, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde dos Arcos, [D. Marcos de Noronha e Brito], sobre a ordem recebida para mandar passar guia dos vencimentos do mestre da sumaca Santo Antônio Vencedor, Francisco Gregório do Sacramento, falecido no hospital daquela praça, tudo requerido por sua mulher Tomásia Maria; informando ainda acerca da situação dos comerciantes ingleses residentes em Buenos Aires, da preparação de embarcações em Londres para se agrupar a expedição de Cadiz e da notícia de que uma escuna saíra do Chile sem licença daquele governo em direção à barra do Rio de Janeiro, levando patente do general Artigas.
AHU-Montevidéu, cx. 2, doc. 3.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 2, D. 89.
2481. 1819, outubro, 5, Montevidéu
OFÍCIO do chefe de esquadra e comandante [das forças navais do Rio da Prata], Rodrigo José Ferreira Lobo, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde dos Arcos, [D. Marcos de Noronha e Brito], sobre a necessidade de saber se deve permanecer com os serviços do prático José Ivacete, o qual se encontra a receber ordenado pago à sua mulher em Buenos Aires, ou se deve lhe pôr nota de desembarque; solicita como deve proceder com a contabilidade dos militares daquela expedição no que toca aos ordenados. Anexo: informação.
AHU-Montevidéu, cx. 2, doc. 3.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 2, D. 97.
2482. 1819, novembro, 26, Faro
CARTA de Quitéria Luísa Marina Lecor, mãe do [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], ao [conde da Feira], Miguel Pereira Forjaz [Coutinho], sobre a viagem de seu neto, Cristiano Frederico Lecor para o Rio de Janeiro.
AHU-Montevidéu, cx. 2, doc. 2.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 2, D. 103.
2483. 1820, março, 15, Montevidéu
OFÍCIO do [capitão-general de Montevidéu], barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde dos Arcos, [D.
Marcos de Noronha e Brito], sobre a balandra Sereníssima Infanta D. Ana de Jesus Maria, pertencente a flotilha do Uruguai, comandada pelo segundo-tenente da brigada real, José Maria Monteiro, trazendo a bordo 30 prisioneiros de guerra e como passageiros o coronel Francisco de Paula Rosado e um tenente da legião de São Paulo, que fora tomada na ilha de Dois Irmãos, por um lanchão do general Artigas.
AHU-Montevidéu, cx. 2, doc. 4.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 2, D. 119.
2484. 1820, agosto, 5, [Rio de Janeiro]
OFÍCIO do [secretário de estado do Reino e Mercês] Tomás Antônio Vila Nova Portugal ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde dos Arcos, [D. Marcos de Noronha e Brito], restituindo os documentos sobre a retomada da balandra D. Ana de Jesus Maria e sua carga.
Anexo: 3 ofícios, lembrete, relação. AHU-Montevidéu, cx. 2, doc. 8 e 7.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 2, D. 134. . [ embarcação]
2485. 1820, setembro, 22, Montevidéu
OFÍCIO do vice-almirante graduado [chefe de esquadra e comandante das forças navais do Rio da Prata], Rodrigo José Ferreira Lobo, ao [secretário de estado da Marinha e
Ultramar], conde dos Arcos, [D. Marcos de Noronha e Brito], sobre ter encalhado no lugar das Conchas a balandra D. Maria da Assunção, que vinha do Uruguai com lenha para a esquadra, mas que já havia sido socorrida.
AHU-Montevidéu, cx. 2, doc. 15.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 2, D. 139. [ embarcação]
2486. 1823, fevereiro, 19, Montevidéu
OFÍCIO do Conselho Militar de Montevidéu ao [secretário de estado dos Negócios Estrangeiros e secretário interino de estado da Marinha e Ultramar], Cândido José Xavier, sobre a diminuição da deserção entre os soldados, após a saída do barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor], e sobre o auxílio vindo da Bahia; informando também o caso da tripulação da escuna D. Maria Teresa, muito influenciada por aquele ex-capitão- general de Montevidéu.
Anexo: 4 ofícios, extrato de ofício. AHU-Montevidéu, cx. 3, doc. 28.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 4, D. 204. [ embarcação]
2487. 1823, março, 1, Montevidéu
OFÍCIO do [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], Inácio da Costa Quintela, sobre a retomada, pelo cabode esquadra Antônio Talala, da escuna D. Maria Teresa, do capitão-tenente Francisco de Assis Cabral, que havia aderido às forças do barão de Laguna, [Carlos Frederico Lecor]. Anexo: mapa, relação, 4 ordens do dia, informação, jornal.
AHU-Montevidéu, cx. 3, doc. 22.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 4, D. 206. [ embarcação]
2488. 1823, abril, 23, Montevidéu
PASSAPORTE expedido pelo [brigadeiro ajudante-general e comandante interino da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei], D. Álvaro da Costa de Sousa de Macedo, autorizando o bergantim escuna Maria do Funchal, do mestre José Antônio Martins e Sousa e senhorio Francisco Lopes Guibarra, para viajar de Montevidéu a Gibraltar.
Anexo: declaração.
AHU-Montevidéu, cx. 3, doc. 23.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 4, D. 208. [ embarcação]
2489. 1824, julho, 26, Gibraltar
OFÍCIO de José Agostinho Parral ao [secretário de estado da Marinha e Ultramar], conde de Subserra, [Manoel Inácio Pamplona Corte Real], sobre as notícias que recebera pelo brigue inglês Bela Carolina, revelando que a situação em Montevidéu estava calma, embora quase toda a população estivesse contra as tropas brasileiras.
AHU-Montevidéu, cx. 3-A, doc. 5.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 4, D. 220. [ embarcação] 2490. [post. 1824, agosto, 9]
2490. [post. 1824, agosto, 9]
REQUERIMENTO do correspondente do fretador da galera Bela Benita, João Antônio de Almeida, ao rei [D. João VI], pedindo que se devolva materiais e equipamentos pertencentes à referida galera que veio de Montevidéu, trazendo parte da Divisão dos Voluntários Reais d’El Rei.
Anexo: contrato de frete, lembrete. AHU-Montevidéu, cx. 3-A, doc. 7.
AHU_ACL_CU_065, Cx. 4, D. 221. [ embarcação]