Notícias
Evento aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro
Servidoras da FBN participam do 6º Seminário de Documentação da Aeronáutica
Servidoras da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – participaram do 6º Seminário de Documentação da Aeronáutica. O evento, organizado pelo Centro de Documentação da Aeronáutica (CENDOC), aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro.
No dia 16, a coordenadora-geral do Centro de Pesquisa e Editoração (CPE), Naira Silveira, proferiu a palestra “Papel do bibliotecário na Ciência Aberta”. Na mesma data, a coordenadora-geral do Centro de Coleções e Serviços aos Leitores, Maria José Fernandes, falou sobre “Desafios e soluções na preservação e acessibilidade de acervos raros”.
Já em 17/10, a coordenadora-geral do Centro de Processamento e Preservação (CPP), Gabriela Ayres, abordou o tema “Preservação digital”. Também no dia 17, a coordenação de Tecnologia da Informação, Gabriela Jordão, proferiu palestra sobre “Transparência e acesso à informação: a política de dados abertos na Biblioteca Nacional”.
O evento reuniu arquivistas, bibliotecários e outros profissionais de instituições como Aeronáutica, Marinha do Brasil, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Escola Superior de Guerra, Arquivo Nacional, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Fundação Municipal de Saúde de Niteroi/RJ, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Empresa Gerencial de Projetos Navais e Rio Energy Participações.
“Nossa participação no 6º Seminário de Documentação da Aeronáutica reveste-se de especial importância, pois registra mais um capítulo no Acordo de Cooperação Técnica firmado em agosto de 2025 entre a Fundação Biblioteca Nacional e o Comando da Aeronáutica (COMAER). A cooperação técnico-cultural entre as instituições permite o intercâmbio de conhecimentos, informações e experiências, promovendo um diálogo continuado em prol da cultura e da cidadania”, afirma a servidora Maria José Fernandes.