Notícias
Reconhecimento internacional: Adélia Prado recebe Prêmio Luís de Camões 2024, em Brasília
Parabéns, Adélia Prado! Escritora brasileira vencedora do Prêmio Luís de Camões 2024, entregue ontem, em Brasília, ao seu filho, Eugênio Prado, em cerimônia que contou com a presença dos presidentes do Brasil e de Portugal, Luiz Inácio Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa, das ministras da Cultura de ambos os países, Margareth Menezes e Dalila Rodrigues, e do presidente da FBN, Marco Lucchesi.
A Fundação Biblioteca Nacional celebra com imensa alegria essa conquista tão importante. É uma honra para a nossa instituição conceder este prêmio a Adélia. Seu olhar poético para a vida é um presente para os leitores que têm o prazer de conhecer a originalidade e a criatividade de suas obras. Viva, Adélia Prado!
“A Biblioteca Nacional do Brasil cumpre seu papel de observatório da memória brasileira e da vida presente. O Prêmio Camões concedido a Adélia Prado, um dos nomes mais altos da poesia brasileira, celebra este olhar difuso sobre a nossa cultura. Adélia traduz o coração do Brasil profundo, seu olhar cotidiano e metafísico, límpido e plural. Drummond descobriu Adélia e, a partir dela, o Brasil descobriu uma parte essencial de si mesmo”, afirma Marco Lucchesi, presidente da Fundação Biblioteca Nacional.
Sobre a premiação
O Prêmio Luís de Camões foi instituído em 1988 pelo Protocolo Adicional ao Acordo Cultural entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil. Tem como objetivo consagrar anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua comum. O prêmio também busca estreitar os laços culturais entre os vários países lusófonos.