Notícias
Marco Lucchesi também esteve na Biblioteca Nacional da nação europeia, na manhã desta segunda-feira
Presidente da FBN é o primeiro profissional brasileiro da área da cultura a visitar a histórica Biblioteca Gazi Husrev-beg, na Bósnia e Herzegovina
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – Marco Lucchesi, esteve hoje em visita institucional à Biblioteca Gazi Husrev-beg, em Sarajevo, capital da Bósnia e Herzegovina. De acordo com o site da Biblioteca, Lucchesi é o primeiro profissional brasileiro da área da cultura a visitar oficialmente a instituição. Fundada em 1537 pelos otomanos, a Biblioteca Gazi Husrev-beg é uma biblioteca pública histórica, considerada patrimônio mundial pela Unesco, e que abriga cerca de 10.500 manuscritos raros, com cerca de 20 mil textos sobre ciências islâmicas, línguas orientais, filosofia, história e outros temas.
Marco Lucchesi foi recebido pelo diretor Dženan Handžić e pela assessora de imprensa Šahsena Đulović, que lhe deram as boas-vindas e o conduziram por uma visita guiada aos departamentos da instituição. Lucchei pôde conhecer o rico acervo da Biblioteca, bem como seu projetos nas áreas de digitalização e preservação do patrimônio cultural documental. Após a visita guiada, Lucchesi e Handžić conversaram sobre possíveis parcerias, como o intercâmbio de cópias digitais de livros e periódicos raros.
“Isso inaugura um novo capítulo na cooperação internacional, e o fato de o diretor da maior instituição bibliotecária do Brasil ser o primeiro representante oficial brasileiro a visitar nossa instituição torna este evento verdadeiramente histórico. Este momento, que quase pode ser descrito como um encontro de dois hemisférios culturais, simboliza o desejo de conexão, troca de conhecimento e respeito mútuo. A visita deixou uma forte impressão em ambos os lados e representa a base para a futura cooperação”, informa o site da Biblioteca Gazi Husrev-beg.
Biblioteca Nacional e Universitária da Bósnia e Herzegovina
O presidente da FBN também esteve, nesta manhã, na Biblioteca Nacional e Universitária da Bósnia e Herzegovina (NUBBiH), onde foi recebido pela chefe do Departamento de Periódicos, Anja Mastilović, e pela gerente do Departamento de Relações Internacionais e Projetos, Aiša Telalović.
A NUBBiH é a principal instituição bibliotecária do país. Seu edifício histórico, conhecido como Vijećnica, foi destruído durante o cerco de Sarajevo, em 1992, com a perda de cerca de 2 milhões de itens - em um verdadeiro episódio de “memoricídio”. Posteriormente reconstruída e reaberta à visitação, a Biblioteca vem trabalhando com obstinação e resiliência na recuperação de seu acervo.
A FBN contribuirá com a expansão do acervo da instituição, por meio do envio de exemplares de livros brasileiros. Durante a visita, Marco Lucchesi tratou, ainda, de possíveis projetos em parceria entre a FBN e a NUBBiH, nos campos da informação e da bibliografia.