Notícias
Livro está disponível gratuitamente em formato digital
Lançamento: 2ª edição revisada de “Conservadores, restauradores e cientistas na preservação do acervo da Biblioteca Nacional – de 1880 a 1980”
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – lança a 2ª edição revisada do livro de “Conservadores, restauradores e cientistas na preservação do acervo da Biblioteca Nacional – de 1880 a 1980”, de autoria da pesquisadora e servidora Thais Helena de Almeida. A obra reelabora as memórias dos profissionais que trabalharam para a preservação do acervo bibliográfico e documental da instituição cultura mais antiga do país.
Pautado nas discussões teóricas dos campos da Memória Social e do Patrimônio Cultural, o livro percorre uma trajetória de 100 anos de preservação por meio de pistas e rastros encontrados em documentos de arquivos públicos e privados e, ainda, de relatos, que possibilitaram revelar profissionais e compreender ações e mudanças de perspectiva preservacionista durante os séculos XIX e XX. Profissionais que foram influenciados por teorias e pelo pensamento internacional, surgindo de uma necessidade institucional, contribuíram para projetar a Biblioteca Nacional como a principal disseminadora da cultura preservacionista no âmbito dos acervos bibliográficos no Brasil.
A versão impressa do livro será publicada em agosto, enquanto a versão digital pode ser acessada gratuitamente no link:
Sobre a autora
Thais Helena de Almeida é formada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; especialista em Conservação de Bens Culturais Móveis (UFRJ); mestre em Extensão Rural – Cultura e Identidade (UFV/MG); doutora em Memória Social (Unirio) e possui treinamento no Centre de Conservation du Livre, em Arles, na França. Servidora da Fundação Biblioteca Nacional desde 2006, é restauradora do Laboratório de Restauração. Atua como pesquisadora nas áreas de conservação e restauração de papel, história da produção do papel no Brasil e marcas de proveniência em acervos do patrimônio bibliográfico e documental. É, ainda, representante, no Brasil, da Asociación Hispánicade Historiadores del Papel (AHHP) e da International Association of Paper Historians (IPH).