Notícias
Evento ocorreu no dia 01/09, na sede da Fundação Casa de Rui Barbosa
FBN participa do 1º Encontro das Comissões de Ética do Sistema MinC
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – participou, no dia 01/09, do 1º Encontro das Comissões de Ética do Sistema MinC. O evento foi realizado na sede da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), no Rio de Janeiro. A FBN esteve representada pelo servidor e secretário-executivo da Comissão de Ética, Taiyo Omura.
Com previsão de edições anuais, o Encontro tem como objetivo promover a troca de experiências e o debate sobre boas práticas na gestão da ética na administração pública, e foi resultado de uma ação conjunta das Comissões de Ética dos órgãos que compõem o sistema MinC. Durante o evento, a Comissão de Ética da FBN apresentou os resultados do trabalho da instância ética nos últimos cinco anos, destacando os principais desafios e as boas práticas implementadas.
Entre as ações já realizadas pela Comissão, destacam-se a elaboração e publicação do Regimento interno da Comissão de Ética (2022); a realização da palestra "Violência Laboral, assédio Moral e Sexual: Identificação, Combate e Enfrentamento", com Karla Valle (agosto/ 2023); a visita técnica ao Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor, no Arquivo Nacional (2024); e a participação no “XXV Seminário Ética na Gestão – Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação”, realizado pela Comissão de Ética Pública (CEP), do Governo Federal, em Brasília (2025).
Ao final do Encontro, os representantes das comissões foram recebidos pelo presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, que congratulou a todos, externando sua satisfação pela FCRB ter sediado a primeira edição do evento. O servidor da FBN, Taiyo Omura, fala sobre a importância do trabalho desenvolvido pela Comissão de Ética:
“A Comissão tem como foco o trabalho educativo e preventivo, na busca pela melhoria do clima organizacional. Quando se fala em Comissão de Ética, parece que persiste no senso comum a imagem de uma instância punitiva, o que não é o foco do nosso trabalho. Precisamos remodelar a própria ideia do que é a nossa Comissão de Ética, e do que ela pode ser: uma instância pedagógica, que atua de forma preventiva, para a implementação de uma cultura ética”, afirma.