Notícias
Parceria visa o intercâmbio entre as instituições e a realização de projetos conjuntos
FBN firma protocolo de intenções com a Biblioteca Nacional da Bulgária
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) - vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) - firmou um protocolo de intenções com a Biblioteca Nacional da Bulgária “São Cirilo e São Metódio” (BNSCSM). O documento foi assinado na última terça-feira (17/02), pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi, e pela diretora da BNSCSM, Kalina Ivanova, em solenidade realizada na sede da instituição, em Sófia, capital da Bulgária.
A partir do protocolo, as bibliotecas nacionais promoverão o intercâmbio de publicações, projetos de pesquisa em acervos bibliográficos, seminários e exposições conjuntas, além da troca de informações e experiências nas áreas da Ciência da Informação. A parceria prevê, entre outras ações, o intercâmbio de peritos, técnicos e especialistas para troca de experiências e conhecimentos em biblioteconomia, documentação e outras áreas de interesse mútuo.
A FBN e a BNSCSM poderão, ainda, publicar materiais editoriais em regime de coautoria ou coparticipação, além de promover visitas técnicas institucionais conjuntas.
Sobre a BNSCSM
A Biblioteca Nacional da Bulgária “São Cirilo e São Metódio” é a maior e mais antiga instituição cultural do país. Criada em 1878, teve sua sede original bombardeada na Segunda Guerra Mundial. Desde 1953, ocupa o prédio localizado no Centro da capital búlgara. Seu acervo inclui cerca de 8 milhões de itens, entre manuscritos eslavos dos séculos XI ao XI e arquivos de documentos otomanos, árabes e persas. O nome da Biblioteca homenageia os Santos Cirilo e Metódio, criadores do alfabeto glagolítico - o mais antigo alfabeto eslavo conhecido.