Notícias
Acordo de cooperação técnica foi assinado na última terça-feira, em Brasília
FBN e Ibict desenvolverão modelos de IA para serviços bibliográficos
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) - vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) – firmaram, na última terça-feira, um acordo de cooperação técnica (ACT) para desenvolver ações conjuntas de pesquisa voltadas ao avanço teórico e aplicado da Ciência da Informação. A assinatura do ACT ocorreu na última terça-feira (09/12), em Brasília, com a presença do presidente da FBN, Marco Lucchesi, da diretora-executiva Suely Dias, do diretor do Ibict, Tiago Braga, e equipe.
A partir do ACT, as instituições trabalharão juntas em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com vistas ao desenvolvimento e ao treinamento de modelos de inteligência artificial (IA) voltados a soluções inovadoras para serviços bibliográficos. Desde 2024, a FBN e o Ibict realizam em parceria uma série de seminários dedicados ao tema da IA em bibliotecas (as gravações podem ser encontradas no canal do YouTube da FBN - @fundacaobibliotecanacional).
O ACT também prevê a cooperação entre as instituições no fortalecimento das redes Bibliodata e Cariniana – serviços prestados pelo Ibict e relacionados à missão institucional da FBN. A rede Bibliodata é uma rede de cooperação de catalogação bibliográfica que busca disseminar os acervos das bibliotecas brasileiras, compartilhando registros e recursos bibliográficos. Já a Rede Cariniana consiste em uma rede de serviços de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros, com o objetivo de garantir seu acesso contínuo a longo prazo.
A parceria entre a FBN e o Ibict objetiva, ainda, a produção de materiais bibliográficos, a promoção de eventos relacionados à Ciência da Informação e ações de capacitação para os profissionais do setor em áreas como tecnologias da informação e comunicação, gestão de acervos e interoperabilidade de dados.