Notícias
Parceria objetiva a produção de conhecimento, a disseminação e democratização do acesso à cultura brasileira sob a temática dos povos indígenas
FBN e Funai firmam acordo de cooperação técnica
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) – vinculada ao Ministério dos Povos Indígenas - firmaram, na tarde desta quinta-feira (03/07), um acordo de cooperação técnica com a finalidade de promover o desenvolvimento cultural, a produção de conhecimento, a disseminação e democratização do acesso à cultura brasileira sob a temática dos povos indígenas.
O documento foi assinado na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio, pela presidente da Funai, Joenia Wapichana, e pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi. Estiveram presentes na solenidade as diretoras da Funai, Lucia Alberta Baré e Mislene Tikuna, e a diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, Fernanda Kaingáng – juntamente com integrantes das respectivas equipes. Em agosto de 2024, a FBN firmou memorando de entendimento com o Museu Nacional dos Povos Indígenas.
Um dos objetivos do acordo firmado entre a FBN e a Funai é o apoio ao desenvolvimento de produtos editoriais de autoria indígena. Entre as ações previstas, estão a premiação de teses de autoria indígena dirigida a programas de pós-graduação strictu sensu credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no território nacional.
As instituições também trabalharão conjuntamente em projetos de pesquisa em acervos bibliográficos, documentais e museológicos, bem como no compartilhamento de experiências em diferentes domínios da biblioteconomia e da documentação.
A parceria possibilitará, ainda, a realização de exposições, workshops, conferências, rodas de conversa, seminários, oficinas, eventos, visitas técnicas e científicas nos espaços da Biblioteca Nacional e do Museu dos Povos Indígenas, ambos no Rio de Janeiro. Entre os eventos previstos estão o XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Ministério dos Povos Indígenas, a Funai, o Biblioteca Nacional, a Casa de Rui Barbosa e a Universidade Federal Fluminense.