Notícias
Visita do presidente e da diretora-executiva da FBN à BPR aconteceu em 9 de dezembro
FBN e Biblioteca da Presidência da República: histórias entrelaçadas
A Biblioteca da Presidência da República (BPR) tem 127 anos de existência. Foi criada em 1898, no então Palácio do Catete/RJ, durante o governo de Campos Salles.
Entre 1911 e 1918, contou com ajuda dos servidores da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) para reformar o local e organizar o acervo oficial. Em 1960, com a construção de Brasília, a BPR foi definitivamente transferida para o Palácio do Planalto da nova capital do Brasil.
Em 9 de dezembro de 2025, as histórias das instituições voltam a se entrelaçar. Ao longo da tarde, a FBN, nas pessoas do Presidente Marco Lucchesi e da Diretora Executiva Suely Dias, visitou a BPR.
Foram horas conversando com os integrantes da equipe; com a bibliotecária chefe Edina Lima; com a coordenadora-geral de desenvolvimento organizacional e de pessoas Paula Oliveira e com o Diretor de Gestão de Pessoas/Casa Civil Álvaro Baggio sobre o acervo histórico com mais de 25 mil obras impressas no Palácio do Planalto, quase 4 mil obras raras no Palácio da Alvorada e mais de 60 mil itens digitais nas bases de dados.
A FBN reconhece o valor do conteúdo exclusivo da BPR que reúne discursos, pronunciamentos, mensagens, agendas, informações sobre as estruturas ministeriais de cada mandato, catálogos de obras bibliográficas e repositório para publicações institucionais referente a todos os Presidentes da República brasileira.
De igual modo, a BPR admira a excelência e agradece o suporte que sempre encontrou na FBN. Pelo visto, 2026 trará reencontros entre irmãs e bons projetos para preservar e difundir o acervo público presidencial.