Notícias
Assinatura faz parte das comemorações da Temporada França-Brasil 2025
FBN assina Acordo de Cooperação Técnica com a Biblioteca Nacional da França
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Biblioteca Nacional da França (BnF). O documento foi assinado de forma remota, na tarde da última quarta-feira, pelo presidente da FBN, Marco Lucchesi, e pelo presidente da BnF, Gilles Pécout. A assinatura do acordo faz parte das comemorações da Temporada França-Brasil 2025, ano em que as relações diplomáticas entre os países completam 200 anos.
O ACT dá continuidade e amplia a relação de cooperação entre as instituições, iniciada em 2008 e cujo acordo inicial foi concluído em 2018. Um dos principais projetos conjuntos abordados no ACT é a continuidade do desenvolvimento, da atualização científica e da promoção da biblioteca digital “França-Brasil”. O site bilíngue disponibiliza um vasto conjunto de documentos representativos das relações entre os dois países, do século XVI até meados do século XX, e pode ser acessado neste link: https://heritage.bnf.fr/france-bresil/accueil.
O Acordo prevê, ainda, a cooperação cultural entre a FBN e a BnF na promoção de eventos que promovam seus respectivos acervos e fomentem o intercâmbio entre pesquisadores franceses e brasileiros. As bibliotecas também promoverão um intercâmbio de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, por meio da imersão de funcionários nos trabalhos realizados pela instituição parceira.
“As bibliotecas nacionais do Brasil e da França possuem um histórico e um legado de grande relevo. Trabalhamos durante mais de um ano para a confecção de um novo e inédito Acordo de Cooperação Técnica, que respondesse, de forma contundente, às novas tecnologias da informação e acesso às coleções de nossos repositórios. Esse Acordo faz parte das comemorações do ano França-Brasil, cujo primeiro fruto será a exposição dos 200 anos das relações diplomáticas entre a França e o Brasil, a realizar-se no fim do mês na Fundação Biblioteca Nacional”, celebra o presidente da FBN, Marco Lucchesi.