Notícias
Evento contou com a palestra da pesquisadora da Fiocruz, Thayane Vam de Berg, autora de cartilha sobre o tema
Equipe da FBN participa de capacitação em limpeza de ambientes de guarda de arquivos
A equipe da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – participou, na manhã da última quarta-feira (05/11), do evento “Guardando Histórias, Cuidando do Espaço - capacitação em limpeza de ambientes de guarda”. O evento aconteceu no Auditório Machado de Assis, com organização pela Coordenação de Preservação da FBN, e contou com palestra da pesquisadora da Fiocruz, Thayane Vam de Berg, autora da “Cartilha de limpeza dos ambientes de guarda de arquivo”, em parceria com o coordenador do Laboratório Multidimensional de Estudos em Preservação de Documentos Arquivísticos (PDA), da Unirio, e com a professora da instituição, Tatiane Mendes.
A capacitação tem como objetivo orientar e auxiliar no treinamento dos colaboradores que atuam na limpeza das áreas de acervo da FBN – além dos demais profissionais que atuam nessas áreas, para que possam orientar os colaboradores no futuro.
A iniciativa faz parte das ações integradas da Coordenação de Preservação com as demais áreas da FBN, com a finalidade de disseminar conhecimento, promover mais capacitação e, principalmente, orientar sobre as práticas corretas de limpeza para essas áreas - colocando em prática ações descritas no “Plano de Gerenciamento de Riscos: salvaguarda e emergência”.
“A proposta nasceu da percepção de que a preservação do acervo é uma responsabilidade compartilhada — e que cada gesto, inclusive o trabalho diário da equipe de limpeza, contribui para manter viva a história guardada nas coleções da FBN”, afirma a coordenadora da Coordenação de Preservação, Sirle Rebeca.
“O encontro foi um momento de troca e aprendizado, em que foram discutidos temas como o uso correto dos equipamentos de proteção individual e as melhores práticas de limpeza e conservação nos espaços que abrigam o acervo. Uma iniciativa que reforça a importância do cuidado coletivo com o patrimônio que todos ajudamos a preservar”, completa a coordenadora.