Notícias
Cineastas conversarão com o público após exibição gratuita dos curtas “O Limiar da Meia-Noite” e “Inimigos Mortais e Outras Bobeiras”, dia 28/10, a partir das 12h30
Cineclube Auditório especial “Dia das Bruxas” recebe os diretores Thiago Kistenmacker e Matheus Magre, na Biblioteca Nacional
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – convida para a edição especial da série Cineclube Auditório, em clima de Dia das Bruxas. Na próxima terça-feira (28/10), a partir das 14h, serão exibidos no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional, os curtas-metragens “O Limiar da Meia-Noite” e “Inimigos Mortais e Outras Bobeiras”, dos diretores Matheus Magre e Thiago Kistenmacker, respectivamente. A entrada é franca e o evento será transmitido ao vivo no YouTube da FBN (@fundacaobibliotecanacional).
Após a exibição dos filmes, os cineastas participarão de um bate-papo com o público, abordando o papel da imaginação no crescimento e nas descobertas da infância, além de uma reflexão sobre o poder da fantasia — ora abrigo, ora espelho de nossos medos mais profundos.
Sobre os filmes e diretores
“O Limiar da Meia-Noite”, de Matheus Magre, acompanha Ana, uma menina que, durante uma noite fria, é visitada por um espírito maligno — O Costureiro, caçador de almas inocentes. Seu único refúgio é o cobertor, barreira mágica que o monstro não pode atravessar. Para sobreviver, Ana precisa enfrentar o medo e encontrar respostas em um antigo livro de contos folclóricos.
Magre é realizador dos curtas “As ruínas do Cinema Khouri (2022)”, “O limiar da meia-noite (2023)” e “Os sonhos da Bela Adormecida (2024)”, sendo estes dois últimos produzidos com apoio da RioFilme. Suas obras circularam por festivais nacionais e internacionais voltados ao cinema fantástico.
Já “Inimigos Mortais e Outras Bobeiras”, dirigido por Thiago Kistenmacker, acompanha Hugo e Lucas, dois meninos de 11 anos que já foram melhores amigos, mas agora se tornaram quase estranhos. Forçados a passar uma tarde juntos, eles revisitam o universo imaginário que criaram quando pequenos e percebem que até a fantasia mudou com o tempo.
Kistenmacker é membro da Academia Brasileira de Cinema e autor de curtas premiados como “Voltando para casa” (2014), “Canto da sombra” (2016) e “Ontem” (2017), obras marcadas pela ótica LGBTQIAPN+ do subúrbio carioca. Com “Aquarela” (2018) e “Memória de quem (não) fui” (2021), o diretor consolidou sua trajetória no circuito de festivais nacionais e internacionais, acumulando prêmios - entre eles dois Kikitos em Gramado.
Serviço: Cineclube Auditório – especial Dia das Bruxas
Data: 28/10 (terça-feira).
Horário: 12:30h às 14h.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México s/n, Centro, RJ (entrada pelo jardim).
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=EWPhgeknbWI
*Evento gratuito