Notícias
CASA DA LEITURA CONVIDA | Diário do Hospício - Lima Barreto e a narrativa da loucura
A loucura, enigma da condição humana, foi trazida à tona por diversos autores que diante dela não recuaram. Alguns deles tiveram suas vidas “atravessadas” pela loucura, e encontraram na escrita um fundamental recurso, desafiando esse indizível sofrimento.
Os participantes serão convidados a debater ativamente o tema da loucura através de importantes escritores. O curso é direcionado para o público juvenil e tem como objetivo proporcionar aos jovens o conhecimento das principais bases para o entendimento da loucura, considerando toda a sua complexidade, além de instigar a curiosidade e interesse por meio de autores que tratam o tema de modo rico e aberto a interpretações valiosas.
Sobre o autor
Lima Barreto (1881–1922) foi um importante escritor e jornalista brasileiro, reconhecido por sua atuação pioneira na crítica social e na denúncia das desigualdades do Brasil. Negro, de origem humilde, enfrentou o racismo e a exclusão ao longo da vida. Sua obra mais famosa, Triste Fim de Policarpo Quaresma, critica o nacionalismo e a estrutura injusta da sociedade brasileira.
Com uma linguagem acessível e realista, Lima Barreto deu voz aos marginalizados, abordando temas como pobreza, preconceito racial e a loucura — experiência que também viveu pessoalmente. Hoje, é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira e símbolo da luta por justiça social.
Sobre a coordenadora
Lísia Filgueiras, psicanalista. Psicóloga formada pela UFRJ, Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ; Jornalista formada pela UFRJ; atuou na clínica e na gestão de saúde mental do estado do Rio de Janeiro; tem projetos na área de psicanálise, literatura e loucura desde 2017.
SÉRIE LITERATURA E PSICANÁLISE: CURSO-CONVERSA FALANDO DE LOUCURAS
Tema: O Diário do Hospício - Lima Barreto e a narrativa da loucura.
Data: 27 de junho, sexta-feira
Horário: 15h às 16h30
Endereço: Rua Pereira da Silva, 86 - Laranjeiras - Rio de Janeiro
E-mail: casadaleitura@bn.gov.br
Telefone: (21) 3166-9900
Evento presencial e gratuito.