Notícias
Bloco carnavalesco é reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro
Cacique de Ramos será tema de palestra na Biblioteca Nacional
- Foto: Flavia Werneck Machado
“Sim, é o Cacique de Ramos”: o bloco carnavalesco fundado em 1961 e reconhecido recentemente como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro será tema de palestra na Biblioteca Nacional, na primeira edição de 2025 da série “Vozes Brasilis”. No dia 19/02 (quarta-feira), a partir das 14h, o Auditório Machado de Assis receberá para um bate-papo três personagens cujas histórias estão intimamente ligadas à agremiação: o músico Junior Itaguay, o artista plástico e carnavalesco André Cezari, e o historiador Walter Pereira Jr. A entrada é gratuita e o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube (@fundacaobibiotecanacional).
O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos transcende sua origem carnavalesca, tendo se tornado um polo cultural e artístico. Surgido da união de blocos carnavalescos de Ramos, o Cacique rapidamente se firmou como referência no carnaval de rua, impulsionando uma revolução na linguagem instrumental do samba - com a incorporação do tantã, do repique de mão e do banjo. Sob a liderança de Bira Presidente, consolidou-se como um centro vital para a criação e preservação das manifestações populares, profundamente enraizado na memória histórica e afetiva da cidade.
Simultaneamente, a roda de samba do Cacique de Ramos tornou-se um espaço de sociabilidade, fundamental para o surgimento de grandes nomes do samba carioca e a renovação estética do gênero. O Cacique de Ramos também detém os títulos de Patrimônio Cultural da Cidade e Imaterial do Povo Carioca, reforçando sua posição como guardião das expressões identitárias cariocas.
Sobre os palestrantes
André Cezari é artista plástico e carnavalesco, com uma carreira vasta que inclui passagens por diversas escolas de samba do Grupo Especial carioca, de outros estados e internacionais. André chegou ao Cacique de Ramos no final de 2009, deixando sua marca através de projetos inovadores. É o criador dos títulos honoríficos da instituição, como a Comenda Cacique de Ramos e os diplomas "Seja Sambista Também" e "Prata da Casa". Além disso, suas campanhas com temas criados como enredo para cada ano de desfile têm sido marcantes. André também é responsável pela nova estética alegórica do bloco, contribuindo com sua expertise e criatividade para o fortalecimento da identidade visual e cultural do Cacique de Ramos.
Walter Pereira Jr. é um historiador com profunda ligação com o Cacique de Ramos desde a infância, sendo filho de um dos vice-presidentes mais influentes do bloco. Ao longo dos anos, dedicou-se intensamente ao acervo histórico da instituição e às pesquisas que culminaram na criação do Centro de Memória do Cacique de Ramos, onde atua como coordenador. Seu trabalho inclui a organização e preservação de documentos e artefatos que contam a história do bloco e sua importância cultural. Atualmente, está entregando a primeira exposição física do Centro de Memória, resultado de suas numerosas contribuições e parcerias na área da cultura e do samba.
O banjoista, cantor e compositor Junior Itaguay é integrante, desde 2019, do grupo Fundo de Quintal - formado no Cacique de Ramos e considerado um dos conjuntos mais importantes de todos os tempos na história do samba e do pagode.
Sobre o “Vozes Brasilis”
O Programa "Vozes Brasilis" é uma parceria entre a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – e a Biblioteca Euclides da Cunha (BEC), a biblioteca pública da FBN. O programa tem a finalidade de dar visibilidade a autores e a profissionais que contribuem com a disseminação do conhecimento e da informação, com o incentivo à leitura, à arte e às diversas expressões culturais presentes na sociedade brasileira. O evento é gratuito e aberto ao público, destinado a todos os interessados em ações culturais para a difusão do conhecimento. Serão emitidos certificados para os participantes inscritos previamente por meio da plataforma Event3.
Serviço: “Vozes Brasilis – Carnaval, Patrimônio e Cultura”
Data: 19 de fevereiro (quarta-feira).
Hora: 14h.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim).
Link para inscrições: https://www.even3.com.br/vozesbrasilisfbn1902
Link de transmissão: https://youtu.be/80o0TCNEwL4
Informações: bec@bn.gov.br
*Evento gratuito