Notícias
Série de encontros mensais é dedicada à literatura infantil e juvenil, com entrada franca e transmissão ao vivo no YouTube
Biblioteca Nacional retoma o programa “Leitura em Debate” na próxima quarta-feira (27/08)
- Foto: Flavia Werneck Machado
A literatura infantil e juvenil acaba de reconquistar um espaço importante: na próxima quarta-feira, 27 de agosto, a partir das 14h, o projeto “Leitura em Debate” será retomado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). A série de encontros mensais promove o debate sobre a formação de novos leitores e a literatura infantil e juvenil em seus diversos aspectos. Os eventos acontecem no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional, no Centro do Rio. A entrada é gratuita e há transmissão ao vivo pelo YouTube (@fundacaobibliotecanacional).
Mediada pela escritora Anna Claudia Ramos, a mesa do dia 27/08 trará o tema “Qual a relação entre os autores, os mediadores de leitura e os leitores?”. Os convidados serão o escritor angolano Jose Eduardo Jagualusa (de forma remota) e a pesquisadora, professora e ensaísta Eliana Yunes.
Sobre os debatedores
Eliana Yunes é graduada em Filosofia, mestre em Letras, doutora em Linguística e Literatura, escritora e professora. Tem experiência na área de educação, políticas públicas, administração cultural e teologia, atuando principalmente na linha de formação de leitores em perspectiva interdisciplinar. Atuou como orientadora na UFRJ, na UERJ, na PUC-Rio (1975/2017); foi organizadora do Proler/Fundação Biblioteca Nacional; co-criadora da Cátedra Unesco de Leitura no Brasil e da RELER - Rede de Estudos avançados em Leitura. Dirigiu o Instituto Interdisciplinar de Leitura da PUC-Rio e participou como conselheira da Política Nacional de Leitura.
O escritor, jornalista e editor José Eduardo Agualusa nasceu em 1960, em Huambo - na então África Ocidental Portuguesa. Desde seu livro de estreia, o romance “A conjura” (1989), já lançou mais de 30 obras, entre romances, contos e novelas. Ao longo de sua carreira, já recebeu diversos prêmios, como o Grande Prêmio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (2002), com o livro “Estranhões e Bizarrocos”. Em 2006 lançou, juntamente com Conceição Lopes e Fátima Otero, a editora brasileira Língua Geral, dedicada apenas a autores de língua portuguesa.
Sobre o programa “Leitura em Debate”
Realizado anteriormente por quatro anos consecutivos (2008/2011), o programa trouxe diversos convidados do Brasil e do exterior para debater temas ligados à literatura e à mediação de leitura, além de ter realizado algumas edições em Feiras do Livro. Ao longo desses anos, escritores, ilustradores, professores, editores, contadores de histórias, teóricos, psicólogos infantis e produtores culturais, com seus diversos olhares, colaboraram na busca por uma literatura de qualidade para crianças e jovens e pela formação de novos leitores. Em 2015, os encontros mensais converteram-se no livro “Leitura em debate: a literatura infantil e juvenil na Biblioteca Nacional”.
O programa tem como público-alvo mediadores de leitura, educadores de um modo geral, bibliotecários, escritores, ilustradores e interessados no universo da literatura.
Serviço: Leitura em Debate – “Qual a relação entre os autores, os mediadores de leitura e os leitores?”
Data: 27/08 (quinta-feira).
Horário: 14h às 16h30.
Local: Auditório Machado de Assis.
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim).
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/watch?v=uXXxG80PrVg.
*Evento gratuito