Notícias
O bicentenário das relações diplomáticas entre o Brasil e a instituição católica será celebrado em 2026
Biblioteca Nacional recebe o embaixador brasileiro junto à Santa Sé
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – recebeu na manhã desta quarta-feira (20/08) a visita do embaixador brasileiro junto à Santa Sé, Everton Vieira Vargas. Ele se reuniu com o presidente Marco Lucchesi, com quem já havia participado de uma reunião virtual com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A FBN mantém uma importante relação com a Santa Sé e o Vaticano: no ano passado, a Biblioteca Nacional firmou um acordo de cooperação com a Biblioteca Apostólica Vaticana, com valiosa interlocução do cardeal e poeta José Tolentino Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, na Cúria Romana.
Em 2026, o Brasil e a Santa Sé celebram o bicentenário de suas relações diplomáticas. A Biblioteca Nacional (BN) será curadora de uma exposição comemorativa e um seminário que estão sendo organizados para celebrar a efeméride. O embaixador fala sobre a importância da participação da BN no projeto:
“A Biblioteca Nacional é um grande repositório de informações, documentos, livros. Precisamos colocar este acervo à disposição do conhecimento da sociedade. É muito importante celebrarmos essa relação de 200 anos do Brasil com a Santa Sé: o Brasil foi o quarto país no mundo a firmar relações com a Santa Sé, depois de França, Espanha e Portugal. É parte da nossa história, que deve ser resgatada e colocada à disposição da sociedade”, afirmou Everton Vieira Vargas.
Após a reunião com o presidente da FBN, Vargas conferiu uma pequena mostra de documentos históricos organizada pela Seção de Manuscritos. A mostra continha documentos históricos referentes à herança cristã brasileira, entre os quais o Breve Apostólico do papa Clemente VIII, datado de 1600, referente à Inquisição de Goa e trazido ao Brasil pela família real portuguesa.
A servidora e bibliotecária Ana Merege também apresentou ao embaixador duas das bulas papais do acervo da BN, dos Papas Paulo III e Paulo V. Em seguida, Vargas participou de uma visita orientada à Biblioteca Nacional. O Brasil é um país plural, e o vasto acervo da BN contempla todas as vertentes da cultura nacional, sem exclusões.