Notícias
Presidente da FBN, Marco Lucchesi, esteve no país vizinho para uma série de agendas
Biblioteca Nacional estreita laços culturais com a Colômbia
Na semana passada, o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – Marco Lucchesi, esteve na Colômbia para cumprir uma série de agendas. As reuniões e visitas realizadas contribuem para o estreitamento dos laços culturais entre a FBN e o país vizinho, para o fortalecimento do projeto de internacionalização da Biblioteca Nacional e para a intensificação das relações sul-sul, por meio da diplomacia da Cultura.
No ano passado, Lucchesi esteve também na Colômbia, integrando a comitiva brasileira enviada pelo MinC à Feira do Livro de Bogotá, na qual o Brasil foi país homenageado. Na ocasião, a FBN e a Biblioteca Nacional de Colombia assinaram um memorando de entendimento para incentivar o intercâmbio e circulação de bens, tecnologias e saberes artístico-culturais. Os encontros realizados por Lucchesi na última semana se deram em decorrência dos contatos estabelecidos em 2024.
Entre as instituições visitadas, constam a Biblioteca Municipal de Santa Rosa de Cabal, o Centro de Cultura Lucy Tejada, a Universidad Tecnológica de Pereira, a Câmara de Comércio de Pereira, a Universidade Externado de Colombia, o Colégio Pino Verde, o Instituto Caro y Cuervo, o Instituto Brasil Colômbia e o Centro de Investigación Libertad y Pensamiento Otto Morales Benítez Centotto.
Nestes locais, Lucchesi apresentou a versão online da nova edição da Revista Poesia Sempre - publicação da FBN cujo número 42 é dedicado inteiramente à poesia colombiana.
Na Biblioteca Municipal de Santa Rosa de Cabal, Lucchesi foi nomeado padrinho da instituição. No Instituto Brasil Colômbia, participou de visita com a presença de ex-embaixadores, além de reunião com a diretoria, com a colaboração de membros do corpo diplomático.
No Instituto Caro y Cuervo, o presidente da FBN participou de reunião com acadêmicos e professores sobre Inteligência Artificial. Na Câmara de Comércio de Pereira, reuniu-se com o presidente da instituição, Germán Calle Zuluaga. Na Universidad Tecnológica de Pereira, ministrou a palestra "Brasil terreno fértil para la creación y la paz".
“Uma viagem em que fortalecemos os laços culturais entre nossos países e um olhar importante sobre bibliotecas e instituições culturais, para o aprimoramento da diplomacia do livro e do diálogo entre duas importantes nações que compartilham o mesmo desafio e o desejo de apressar o futuro, através da cultura da paz e da inclusão”, afirma o presidente da FBN.