Notícias
O acordo, assinado nesta quinta-feira (17/10), prevê ações conjuntas nas áreas de intercâmbio de informações, produção editorial, exposições e diplomacia cultural
Biblioteca Nacional e Fundação Alexandre de Gusmão firmam Protocolo de Intenções para cooperação institucional
O presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Marco Lucchesi, recebeu hoje (17/10) o embaixador e presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), Raphael Azeredo, para uma reunião sobre futuras colaborações institucionais. Na ocasião, foi assinado um Protocolo de Intenções com o objetivo de desenvolver programas e projetos conjuntos.
A Fundação Biblioteca Nacional é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Cultura da República Federativa do Brasil, à qual compete preservar, custodiar, ampliar e promover o acesso ao acervo bibliográfico e documental sob sua guarda.
A Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) é uma entidade pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, à qual compete a promoção cultural, científica e educativa no campo das relações internacionais.
O acordo prevê cooperação em intercâmbio de informações e publicações; realização de exposições, conferências e pesquisas conjuntas; produção editorial compartilhada e assessoramento mútuo.
Não haverá transferência de recursos financeiros, e cada instituição arcará com suas próprias despesas. O Protocolo tem vigência de quatro anos, renovável automaticamente, e busca fortalecer a integração entre patrimônio bibliográfico e diplomacia cultural.