Notícias
Alicia Sellés Carot, bibliotecária e documentalista espanhola, apresentará reflexões sobre como as bibliotecas podem liderar processos de mudança social, inclusão e sustentabilidade em suas comunidades
Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Cervantes promovem palestra sobre a relação entre as bibliotecas e a Agenda 2030
A Fundação Biblioteca Nacional e o Instituto Cervantes recebem Alicia Sellés Carot, bibliotecária e documentalista espanhola especialista na Agenda 2030. Neste encontro, Alicia Sellés apresentará uma dupla perspectiva para a reflexão sobre bibliotecas e outras entidades culturais na agenda política: por um lado, a Agenda 2030 como marco internacional para o desenvolvimento sustentável e por outro, os direitos culturais.
Realizaremos especial ênfase na sensibilização das bibliotecas, assim como nos diferentes papéis que estas devem ter para a transformação das comunidades, incluindo temas atuais como a sustentabilidade ambiental, a transformação digital e a inteligência artificial. O encontro será dinâmico e abrirá o diálogo entre os participantes para identificar objetivos e ações interessantes para a comunidade bibliotecária (e outros profissionais da cultura).
A Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas, propõe um marco global para erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir a paz e a prosperidade, e as bibliotecas são aliadas estratégicas nesse processo. Por meio de metodologias aplicadas, estratégias inovadoras e experiências internacionais, destaca-se como as bibliotecas podem liderar processos de mudança social, inclusão e sustentabilidade em suas comunidades.
📚 As Bibliotecas e a Agenda 2030
📅 DATA: 10/11
🕙 HORÁRIO DE INÍCIO: 10h
🕛 HORÁRIO DE TÉRMINO: 12h
📖 Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional
📍 Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim)