Notícias
Curso-conversa Além da Razão: o que a literatura nos ensina sobre a loucura
Casa da Leitura Convida | Série LITERATURA e PSICANÁLISE
Sobre o curso
A loucura, enigma da condição humana, foi trazida à tona por diversos autores que diante dela não recuaram. Alguns deles tiveram suas vidas “atravessadas” pela loucura, e encontraram na escrita um fundamental recurso, desafiando esse indizível sofrimento. Os participantes serão convidados a debater ativamente o tema da loucura através de importantes e interessantes escritores. O curso é direcionado para o público juvenil e tem como objetivo instigar a curiosidade e o interesse dos jovens.
Sobre a autora
Maura Lopes Cançado (1929–1993) foi uma escritora mineira marcada por uma vida intensa e pela experiência da loucura. Autora de Hospício é Deus e O Sofredor do Ver, suas obras misturam dor, poesia e realidade, narrando com coragem suas internações em hospitais psiquiátricos. Redescoberta nos últimos anos, Maura é hoje vista como uma voz potente e única da literatura brasileira.
Sobre a coordenadora
Lísia Filgueiras, psicanalista. Psicóloga formada pela UFRJ, Mestre em Pesquisa e Clínica em Psicanálise pela UERJ; Jornalista formada pela UFRJ; atuou na clínica e na gestão de saúde mental do estado do Rio de Janeiro; tem projetos na área de psicanálise, literatura e loucura desde 2017.
CURSO-CONVERSA : LITERATURA E PSICANÁLISE
📅 Dia 25 de abril, sexta-feira, de 15h às 16h30
Encontros quinzenais, às sextas-feiras, entre 28/03 e 15/06 de 2025
🗣️ Tema: O Movimento da Antipsiquiatria e a Luta Antimanicomial
📍 Endereço: Rua Pereira da Silva, 86 - Laranjeiras - Rio de Janeiro
**📧 E-mail: **casadaleitura@bn.gov.br
📞 Telefone: (21) 3166-9900
🎟️ Evento presencial e gratuito