Notícias
Evento gratuito acontece em 20 de outubro, a partir das 14h, com transmissão no YouTube
BN Convida | Um Rio Ultramarino: lançamento dos catálogos de documentos manuscritos do Rio de Janeiro Colonial
- Foto: Flavia Werneck Machado
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – convida para o evento “Um Rio Ultramarino: lançamento dos catálogos de documentos manuscritos do Rio de Janeiro Colonial”, a ser realizado em 20/10, a partir das 14h, no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio. A entrada é franca e o evento será transmitido ao vivo pelo YouTube (@fundacaobibliotecanacional). Os participantes inscritos receberão certificado.
Após décadas de trabalho e cooperação internacional, o Projeto Resgate Barão do Rio Branco completa sua coleção de catálogos das capitanias do Brasil colônia, que oferecem resumos de documentos acessíveis online. Os catálogos de documentos manuscritos da Capitania do Rio de Janeiro (1614 - 1830), acompanhados de novos e preciosos índices, se tornam disponíveis aos pesquisadores no portal do Projeto Resgate. São mais de 41 mil documentos com verbetes sobre o Rio colonial.
O evento híbrido “Um Rio Ultramarino” conta com a conferência da professora Maria Fernanda Bicalho (UFF), com o título “O Rio de Janeiro numa perspectiva ‘imperial’: a documentação do Arquivo Histórico Ultramarino”, seguida de uma mesa redonda com Paulo Knauss (IHGB/UFF), Érika Dias (Cesgranrio) e Maria de Fátima Argon (CAALL/IHP), historiadores e historiadoras que prepararam os catálogos. A mediação ficará a cargo do professor Luciano Figueiredo, atual coordenador do Projeto Resgate.
Sobre o Projeto Resgate
O Projeto Resgate Barão do Rio Branco é um programa de cooperação arquivística internacional que tem por missão catalogar e reproduzir a documentação histórica manuscrita referente ao Brasil, do período anterior à Independência. O projeto homenageia José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, diplomata brasileiro que consolidou as fronteiras do país. O embrião da iniciativa surgiu já no século 19, graças à pesquisa pessoal de muitos diplomatas brasileiros.
Grande parte do acervo luso-brasileiro foi disponibilizado digitalmente, entre 2002 e 2006, pelo Centro de Memória Digital da Universidade de Brasília (CMD/UnB), com apoio financeiro da Petrobras. Desde 2015, os recursos para a manutenção e o incremento do Projeto Resgate Barão do Rio Branco advêm de um Projeto de Cooperação Técnica Internacional com a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), cuja direção está a cargo da presidência da Fundação Biblioteca Nacional. Visite o acervo aqui: resgate.bn.br
Serviço: Um Rio Ultramarino: lançamento dos catálogos de documentos manuscritos do Rio de Janeiro Colonial
Data: 20 de outubro (segunda-feira).
Hora: 14h.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim).
Inscrições: https://www.even3.com.br/resgateumrioultramarino-640297/
Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=Qx62tUTSDMc
*Evento gratuito