Notícias
Novo imortal da Academia Brasileira de Letras será entrevistado na Biblioteca Nacional, com entrada gratuita e transmissão no YouTube
BN Convida | "Memória da Poesia Brasileira", com Paulo Henriques Britto
- Foto: Flavia Werneck Machado
O mais novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Paulo Henriques Britto, será o convidado da próxima edição do programa Memória da Poesia Brasileira. O poeta, professor e tradutor carioca concederá entrevista ao também poeta e curador do Programa, Sérgio Cohn. O evento acontece nesta sexta-feira (19/09), a partir das 15h, no Auditório Machado de Assis, na sede da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura – no Centro do Rio. A entrada é franca e o evento será transmitido ao vivo no YouTube (@fundacaobibliotecanacional).
Sobre Paulo Henriques Britto
Paulo Henriques Britto nasceu no Rio de Janeiro, em 1951. Começou a escrever poesias na década de 70, enquanto cursava a faculdade de cinema – curso que não chegou a concluir. Em 1978, concluiu a licenciatura em Língua Inglesa e Portuguesa, pela PUC-Rio. Em 1982, terminou seu mestrado em Letras pela mesma instituição. Sua estreia na literatura veio no mesmo ano, com o livro de poesias “Liturgia da matéria”. Ao longo de sua carreira, já publicou 14 livros, oito deles de poesia.
Antologias de seus poemas já foram publicadas em inglês e em sueco. Sua poesia reunida foi editada em Portugal, e seu ensaio “A tradução literária” foi publicado em espanhol, no Chile. Já traduziu cerca de 120 livros – de autores como Charles Dickens, Virginia Woolf, James Baldwin e Byron. Atualmente, é professor associado na PUC-Rio em cursos de tradução, criação literária e literatura brasileira. Em maio deste ano, foi eleito para a cadeira nº 30 da ABL.
Memória da Poesia Brasileira
A iniciativa objetiva o registro e a divulgação gratuita da poesia brasileira contemporânea para o público em geral. A curadoria e a apresentação ficam por conta do poeta e editor Sergio Cohn – também responsável pela edição da revista Poesia Sempre, da FBN. Os eventos são divididos em duas partes: a partir das 13h, de forma privada, é realizada uma gravação do(a) poeta recitando seus textos, em registro audiovisual; às 15h, é realizado um depoimento público, com cerca de duas horas de duração, sobre a trajetória pessoal e poética do(a) autor(a).
Na primeira temporada, em 2024, o programa teve as participações de Guilherme Zarvos, Claudia Roquette-Pinto, Antônio Cícero, Salgado Maranhão, Manoel Ricardo de Lima, Afonso Henriques Neto e Viviane Mosé. A segunda temporada teve início no mês de julho de 2025, com Eucanaã Ferraz como convidado. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da FBN.
Serviço: Memória da Poesia Brasileira, com Paulo Henriques Britto
Data: 19 de setembro (sexta-feira).
Horário: 15h às 17h.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº - Centro (entrada pelo jardim).
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/live/6WLIYKOV0t4
*Evento gratuito.