Notícias
Publicação reúne cartas de José Bonifácio, Martim Francisco e Antônio Carlos para Antônio de Menezes Vasconcelos de Drummond
Biblioteca Nacional lança reedição do livro “Cartas Andradinas” em evento na próxima segunda-feira (22)
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC) – lançará, no dia 22 de setembro, a partir das 14h30, uma reedição revisada e comentada das “Cartas Andradinas”, originalmente publicadas no volume XIV dos Anais da BN (1890). O evento acontece no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio, com entrada gratuita e transmissão ao vivo no YouTube (@fundacaobibliotecanacional).
O evento contará com as participações do presidente da FBN, Marco Lucchesi; do coordenador de pesquisa do Centro de Pesquisa e Editoração, Iuri Lapa; da coordenadora de acervos especiais, Mônica Carneiro; e do deputado federal Lafayette de Andrada.
Sobre as Cartas Andradinas
As Cartas Andradinas reúnem um conjunto de cartas escritas pelos irmãos Andrada – José Bonifácio, Martim Francisco e Antônio Carlos – e endereçadas a Antônio de Menezes Vasconcelos de Drummond. Os irmãos foram importantes atores nos acontecimentos que culminaram com a Independência brasileira (1822). De aliados, passaram a ser desafetos do Imperador Dom Pedro I, por conta de embates ocorridos durante a Assembleia Constituinte de 1823. Como resultado, eles foram expulsos do Brasil. Durante esse período de exílio (1824 a 1829), trocaram muitas cartas, que Menezes de Drummond guardou e depois reuniu.
As cartas abordam temas diversos, como impressões de acontecimentos políticos e dos bastidores do poder. Tratam dos projetos intelectuais dos Andradas e abordam assuntos cotidianos e íntimos. Elas fornecem um panorama rico e subjetivo de uma época turbulenta da história brasileira e mundial, assim como abrem uma janela para a vida privada de homens públicos.
As Cartas Andradinas estão inscritas como Memória do Mundo da Unesco, em seu registro nacional. Sua reedição vem acompanhada de notas explicativas e textos para melhor compreensão do enredo que se desenrola nas cartas.
Serviço: Lançamento da reedição das Cartas Andradinas.
Data: 22 de setembro (segunda-feira).
Hora: 14h30.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº (entrada pelo jardim).
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/live/glXoqNEGGdU
*Evento gratuito.