Notícias
Coleções da Seção de Manuscritos | Brasil em Geral
Coleções factícias, ou artificiais, são aquelas que não se desenvolveram de forma orgânica, natural, a partir das atividades de uma pessoa ou instituição. Em vez disso, são compostas por itens de diferentes proveniências, tendo por critério o fato de possuírem características em comum.
Para exemplificar, documentos produzidos por uma mesma pessoa (escritor, político, pesquisador etc.), que chegam ao arquivo ou biblioteca de maneira avulsa ou como parte integrante de diferentes coleções, podem ser agrupados para formar uma nova coleção, que em geral recebe o nome do produtor (titular). Também é muito frequente a formação de coleções artificiais com base em critérios temáticos ou geográficos.
A Biblioteca Nacional possui muitas dessas coleções factícias, formadas com itens retirados de outros conjuntos documentais. Alguns destes, tais como a Coleção Teresa Cristina Maria, doada pelo imperador Pedro II, tiveram itens transferidos para diferentes seções da Biblioteca Nacional; em alguns casos esses itens continuaram a ser considerados como pertencentes à coleção de origem, mas em outros foram incorporados a coleções artificiais, e nem sempre se conhece sua proveniência. A reintegração de documentos às coleções originais vem sendo bastante comum na Seção de Manuscritos, nos últimos anos.
Uma das coleções artificiais com abrangência mais ampla é a Brasil em Geral, formada com base em critérios geográficos — relativos não apenas ao Brasil como um todo, mas, algumas vezes, a suas regiões e cidades — e temáticos, aqui incluindo documentos da administração colonial, atas das Cortes portuguesas, provisões e resoluções régias e documentação oficial sobre os mais variados assuntos, desde o estabelecimento dos jesuítas no Brasil à guerra do Paraguai. Entre as muitas coleções de proveniência estão a Carvalho, a Marques, a Castro e Silva, a Melo Morais e a Teresa Cristina Maria. As datas variam entre 1498 e 1932, cobrindo um largo período da História brasileira.
A Coleção Brasil em Geral conta com 1.050 registros e está parcialmente digitalizada. Estes são alguns dos documentos que podem ser consultados na BN Digital.
Viagem da família real portuguesa para o Brasil : relação das naus e seus comandantes. 1807.
https://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1210498/mss1210498.pdf
Maria I, rainha de Portugal. Alvará régio proibindo no Brasil todas as fábricas e manufaturas de ouro, prata, sedas, algodão, linho e lã, só permitindo as de fazenda grossa de algodão. 1785.
https://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1289262/mss1289262.pdf
Portugal, Tomás Antônio de Vila Nova. Carta a D. João VI, sugerindo algumas providências para acalmar o descontentamento em Portugal. 1820.
https://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_manuscritos/mss1289275/mss1289275.pdf
Ana Lúcia Merege
(Seção de Manuscritos)