Notícias
Coleções da Seção de Manuscritos | Ásia e África
A Coleção Ásia e África é factícia, ou seja, foi formada na Biblioteca Nacional com documentos de diferentes acervos e proveniências, agrupados por critério temático e, nesse caso, geográfico.
O Guia de Coleções da Divisão de Manuscritos informa que a Coleção Ásia e África possui 66 registros. Indica, como fonte de pesquisa, o levantamento publicado em 1976 no volume 96 dos Anais da Biblioteca Nacional, que traz uma lista mais extensa: 249 manuscritos, organizados em três listas de acordo com o continente a que se referem (Ásia, África ou ambos).
Segundo a explicação que o antecede, o levantamento obedeceu a uma diretriz que vai além da localização geográfica: ele reflete as ações e os interesses de Portugal nos dois continentes, especialmente os territórios sob seu domínio, os quais não se limitam aos países que hoje reconhecemos como ex-colônias portuguesas. Um exemplo disso é o Estado Português da Índia, que variou de abrangência ao longo dos séculos XVI-XIX e chegou a a se estender desde o leste da África até Macau, na China, e Timor, no sudeste asiático. Além disso, territórios não pertencentes a Portugal interessavam a este como fonte de produtos e riquezas ou como parceiros comerciais.
Inseridos na relação mais ampla publicada nos Anais, os documentos da Coleção Ásia e África seguem o mesmo critério, tratando majoritariamente da administração das colônias portuguesas nos dois continentes. Vários se referem ao Brasil, em especial ao transporte de produtos para os portos da América portuguesa. Os tipos documentais são variados: ofícios, cartas régias, memórias, diários de expedição, mapas populacionais, informações culturais e históricas, entre outros, compreendidos entre 1600 e 1865 e provenientes das Coleções Marques, Linhares, Morgado de Mateus, José Carlos Rodrigues, Moreira da Fonseca e Augusto de Lima Júnior.
A Coleção Ásia e África está disponível para consulta local na Divisão de Manuscritos.
(Ana Lúcia Merege – Divisão de Manuscritos)
Acesse, na BN Digital, o Roteiro sobre a navegação do mar da China, de 1819.
https://objdigital.bn.br/objdigital2/acervo_digital/div_manuscritos/mss1384269/mss1384269.pdf