Notícias
Secretaria de Relações Institucionais participa de Assembleia Geral da Associação Brasileira de Municípios
Compuseram a mesa de abertura da Assembleia o secretário-executivo da SRI, Olavo Noleto, o novo presidente da ABM, Washington Quaquá, o ex-presidente da entidade, Ary Vanazzi, a prefeita de Cariranha (BA), Chica do PT, e o deputado federal Zeca Dirceu.
Brasília, 25/03/25 - Na manhã desta terça-feira (25), o Governo Federal e gestores de cidades de norte a sul do Brasil estiveram reunidos na sede da Associação Brasileira de Municípios (ABM), em Brasília. O objetivo, além de debater pautas prioritárias para as cidades, foi dar posse ao novo presidente e eleger a nova diretoria da ABM para os próximos anos.
Olavo Noleto, secretário-executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR), representou o Executivo federal na ocasião e destacou o esforço do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em consolidar o pacto federativo. “Agora, no Lula 3, nós propusemos o Conselho da Federação para trazer gestores para a mesa e negociar em alto nível grandes questões que importam aos estados e municípios”, pontuou.
Nos últimos dois anos, a SRI vem desempenhando um papel central na articulação junto aos entes subnacionais, facilitando o diálogo e a cooperação entre União, estados e municípios. Um exemplo é a realização do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, evento que reuniu mais de 25 mil pessoas em Brasília neste ano. “Foi o maior encontro da história do municipalismo brasileiro. E a ABM foi a grande parceira que aceitou o desafio de construir esse encontro com a gente”, afirmou o secretário.
A Assembleia Geral da ABM também deu posse ao novo presidente da entidade. Washington Quaquá, prefeito de Maricá-RJ, assume o cargo no lugar de Ary Vanazzi, ex-prefeito de São Leopoldo-RS. Em seu discurso, Quaquá reforçou seu compromisso com o municipalismo brasileiro. “Eu acho que o Brasil precisa construir as políticas que mudam, de fato, a vida da gente. A política só tem sentido se a gente mudar a vida de cada um”, finalizou.