Notícias
Casos de sucesso de associações e consórcios de municípios são apresentados a prefeitos durante Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília
Ministro Alexandre Padilha debate com prefeitos boas práticas para implementação nos municípios

- Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas acontece em Brasília, de 11 a 13 de fevereiro. Foto: Gil Ferreira/ASCOM-SRI
“Estamos identificando temas e reunindo para descobrir como podemos nos unir para resolver juntos. Acho que vocês vêm aqui com esperança, devido a tudo o que já conquistamos, e queremos continuar avançando com essas questões de agenda compartilhada”, disse o ministro. Entre os temas apontados como prioridades estão os lixões públicos e o transporte escolar.
O secretário André Ceciliano destacou que o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas é resultado do trabalho da Secretaria de Relações Institucionais junto às associações. “Conseguimos, com o apoio de associações, mobilizar milhares de pessoas em Brasília. Esta é, provavelmente, a maior reunião no Brasil.”, disse.
De acordo com ele, a Secretaria é focada na transparência com a qual atende prefeitos e governadores. “A gente vive das realidades de cada um de vocês. Cada prefeito tem uma história, com desafios diferentes. A sala é de vocês, 403, lá no quarto andar”, convidou, fazendo alusão ao seu local de trabalho, no Palácio do Planalto.

- Secretário de Assuntos Federativos, André Ceciliano, ressaltou a importância da mobilização em Brasília. Foto: Gil Ferreira/ASCOM-SRI
Entre os consórcios apresentados estavam o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf), a União dos Municípios da Bahia (UPB), a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), a Rede Nacional de Consórcios Públicos (RNCP), a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e a Federação Nacional de Consórcios Públicos (Fenconp).
A iniciativa consolidou o compromisso do governo em fortalecer a relação federativa e garantir maior participação dos municípios na formulação de programas estratégicos com agendas compartilhadas.