Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Relações Institucionais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Ministra
    • Gabinete
    • Assessoria Especial
    • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Canal de Atendimento - Ascom/SRI
    • Secretaria-Executiva
      • Solicitação de Agenda
    • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Diretoria de Gestão Intergovernamental
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
    • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
      • DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO GOVERNAMENTAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO LEGISLATIVO ORÇAMENTÁRIO
    • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO AO CONGRESSO NACIONAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO AO SENADO FEDERAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO À CÂMARA DOS DEPUTADOS
    • Secretaria-Executiva do CDESS
      • DIRETORIA DE FÓRUNS PARTICIPATIVOS
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
  • Assuntos
    • SEAF
      • Escola Federativa
      • Conselho da Federação
      • Portal Federativo
    • CDESS
      • Acesso à Informação
      • Noticias
      • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
      • Aplicativo
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Notícias 2024 Novos prefeitos e prefeitas: segunda semana de encontros regionais pelo país encerra com forte adesão de gestores
Info

Notícias

Novos prefeitos e prefeitas: segunda semana de encontros regionais pelo país encerra com forte adesão de gestores

Encontros são organizados pela SRI com a CAIXA e entidades parceiras para dar boas-vindas a prefeitos e prefeitas eleitas e reeleitas. Nesta segunda semana, os eventos ocorreram em outras seis cidades brasileiras
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 11/11/2024 17h19 Atualizado em 24/01/2026 16h16
Encontro Regional.jpeg

2o Congresso dos Municípios do MS

Brasília, 11.11.24: A segunda semana dedicada a encontros regionais de prefeitos e prefeitas em todo o país foi um sucesso. Para recepcionar os novos gestores municipais, entre os dias 4 e 8 de novembro, o governo federal esteve em mais seis cidades brasileiras: Campo Grande, Porto Velho, Balneário Camboriú, Natal, Rio Branco e Aracaju.

Em Campo Grande, o encontro ocorreu no âmbito do 2o Congresso dos Municípios do MS, em parceria com a Associação dos Municípios do estado (Assomasul) e Sebrae. O evento reuniu mais de quatro mil pessoas, além de 79 prefeitos e prefeitas eleitos e reeleitos no estado em 3 dias de programação. Além dos gestores, o congresso contou com a presença de especialistas para discutir temas como inovação, economia, desenvolvimento regional e liderança. “Na ocasião, também apresentamos os investimentos do governo federal no estado e nos municípios. Destacamos, por exemplo, que o Novo PAC já garantiu 189 empreendimentos em 58 municípios do Mato Grosso do Sul, como Escolas em Tempo Integral, obras em hospitais, Unidades Básicas de Saúde e muitos outros equipamentos”, destacou o gerente regional, Gileno Oliveira. 

Em seguida, o Encontro de Prefeitos e Prefeitas Transição e Inovação para uma gestão eficiente, em parceira com a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), recebeu os novos gestores em Porto Velho. A SRI marcou presença no evento para falar de projetos que promovem o desenvolvimento urbano, segurança e sustentabilidade. “A mesa da SRI em Rondônia foi um sucesso. Houve alta adesão de prefeitos, que se mostraram muito interessados pelos programas do Governo Federal”, destacou a gerente Jessica Italoema. 

A SRI também esteve na região sul do país, em Balneário Camboriú (SC), para o Fórum de Governança Municipal: Desafios dos Novos Gestores. Neste ano, o evento, organizado pela  Federação Catarinense de Municípios (Fecam), trouxe como tema “Governança rumo ao futuro das cidades”, abordando a preparação dos municípios para os desafios urbanos com foco em resiliência urbana e inovação tecnológica. “Foi um momento muito rico, em que pudemos conhecer os novos prefeitos e prefeitas e apresentar os principais projetos do governo federal, como a cartilha dos novos gestores e o Transfere Gov”, destacou o gerente Thiago Quadros.

Em Natal, o evento Novos Gestores 2025 foi organizado em parceria com a Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). Como de costume, a programação ofereceu treinamentos, palestras e oficinas com objetivo de capacitar os gestores para o início de seus mandatos. José Ilário Gonçalves,  gerente da Secretaria Especial de Assuntos Federativos (SEAF) da SRI, aproveitou a oportunidade para lembrar o esforço do governo federal em garantir e impulsionar os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que têm conquistado valores significativos no governo Lula. “Entre FPM e Fundeb, os municípios tiveram um acréscimo entre 2023 e 2024, até agora, de algo em torno de R$ 57,7 bilhões”, destacou.

Também houve encontro de gestores municipais na capital sergipana. Em Aracaju, prefeitos e prefeitas eleitas e reeleitas discutiram parcerias e participaram de debates com objetivo de promover políticas sociais que atendem às necessidades de todos. “Nós estamos aqui para representar a Presidência da República nesse momento tão importante de acolhimento aos gestores e gestoras eleitas. É um momento de transição, em que novos prefeitos e prefeitas já podem acessar nosso portal federativo, o ComunicaBR, entre outros recursos”, comentou a gerente regional da SRI, Elisa Pellegrino.

O encontro em Rio Branco, por sua vez, contou com as parcerias da Associação de Municípios do Acre (AMAC) e da Caixa Econômica Federal. “Contamos com a participação de 21 prefeitos de um total de 22. Houve ainda a participação do Sebrae e de vários órgãos federais, em uma reunião muito produtiva com todos os atores”, conta o gerente regional da SRI, Maurílio Pedrosa. 

Sobre os Encontros Regionais

Desde o final de outubro, a SRI, por meio da SEAF, tem participado de eventos em todas as regiões brasileiras para receber prefeitas e prefeitos eleitos e reeleitos. Além de dar as boas-vindas, o objetivo é compartilhar informações sobre parcerias federais que apoiam o desenvolvimento local e promovem o crescimento integrado entre municípios e governo federal.

Até a segunda quinzena de dezembro, a SRI estará presente em encontros regionais para recepcionar mais de 5,5 mil prefeitos e prefeitas em todos os estados da federação.

Para saber mais sobre o calendário de encontros regionais pelo país ou baixar o Manual de Transição para novos prefeitos e novas prefeitas, acesse a prévia do Portal Federativo: uma nova ferramenta de gestão pública com informações essenciais, recursos e ferramentas destinados a prefeitos (as), governadores (as), secretários (as) e gestores (as) estaduais e municipais. O portal será lançado em fevereiro de 2025.

Estados e Municípios
Tags: ENPP
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Composição
    • Ministra
    • Gabinete
    • Assessoria Especial
    • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Canal de Atendimento - Ascom/SRI
    • Secretaria-Executiva
      • Solicitação de Agenda
    • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Diretoria de Gestão Intergovernamental
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
    • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
      • DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO GOVERNAMENTAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO LEGISLATIVO ORÇAMENTÁRIO
    • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO AO CONGRESSO NACIONAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO AO SENADO FEDERAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO À CÂMARA DOS DEPUTADOS
    • Secretaria-Executiva do CDESS
      • DIRETORIA DE FÓRUNS PARTICIPATIVOS
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
  • Assuntos
    • SEAF
      • Escola Federativa
      • Conselho da Federação
      • Portal Federativo
    • CDESS
      • Acesso à Informação
      • Noticias
      • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
      • Aplicativo
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca