Notícias
Governo pede fim da escala 6 x 1, redução da jornada para 40 horas e 2 folgas semanais
A ministra das Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, reforçou, nesta terça-feira (02), a posição do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo fim da escala 6 x 1, com o estabelecimento de uma nova escala, de 5 x 2, e a redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas.
“O governo quer reafirmar aos parlamentares que a nossa posição é de fim da escala 6×1. Nós entendemos que tem que ter qualidade de vida na vida dos trabalhadores. É vida além do trabalho. Ou seja, não adianta só reduzir a jornada, é necessário também que os trabalhadores tenham tempo para resolver os seus problemas, tempo de lazer, tempo de cuidar da sua família”, disse a ministra em coletiva de imprensa, após reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho. O Projeto de Emenda à Constituição foi apresentado pela deputada Erika Hilton (SP).
O governo reafirmou a posição após parecer do deputado Luiz Gastão (PSD-CE) que reduz a jornada de trabalho semanal para 40 horas, mas mantém a escala de seis dias de trabalho. O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, defendeu a posição do governo, para o estabelecimento de uma escala que garanta pelo menos dois dias de folga semanal aos trabalhadores.
“Nós vamos seguir defendendo no parlamento, na sociedade, nas ruas, e dialogar com o conjunto dos parlamentares, porque é também uma pauta aprovada por mais de 70% da população brasileira em todas as pesquisas”.
Além de Boulos, também participaram da reunião o ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, os deputados Reginaldo Lopes (MG), Daiana Santos (RS), e o senador Paulo Paim (RS).