Notícias
Governo envia PL de carreiras federais ao Congresso
Presidente Lula e ministras Esther Dwek e Gleisi Hoffmann em ato no Planalto
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira, 01, a medida provisória com reajuste salarial para as forças de Segurança do Distrito Federal e dos antigos territórios federais, que são Amapá (AP), Roraima (RR) e Rondônia (RO). Em cerimônia no Palácio do Planalto, o governo também formalizou o envio do projeto de lei 1465/2025 que reestrutura carreiras de servidores do Poder Executivo Federal.
Estiveram presentes o presidente Lula, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann, além de deputados e líderes do governo.
A Medida Provisória, que já entrou em vigor, formaliza o acordo de reajuste salarial para as forças de segurança do Distrito Federal e das Polícias Militares dos ex-territórios de AP, RR e RO.
Já o projeto de lei - fruto de extensas negociações entre o governo e as entidades representativas dos servidores - reestrutura e moderniza carreiras de servidores do Executivo Federal. O texto abrange um conjunto de 24 iniciativas sobre reestruturação, ampliação de cargos, reajustes e gratificações específicas.
A ministra Gleisi Hoffmann destacou o impacto das duas matérias e a importância do diálogo institucional com o Congresso.
"Foi trabalhando juntos que construímos grandes vitórias para a nossa gente. Vamos seguir nesse rumo, como sempre orientou o presidente Lula", disse.