Notícias
Gleisi Hoffmann participa de sessão na Câmara em homenagem aos 40 anos da redemocratização do Brasil
Imagem: Gil Ferreira
Brasília, 20/3/2025 - Na última quarta-feira (19), a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI-PR), Gleisi Hoffmann, esteve em sessão solene na Câmara dos Deputados para homenagear os 40 anos da redemocratização do Brasil. O evento é uma alusão ao dia 15 de março de 1985, quando José Sarney foi eleito presidente da República após 21 anos de ditadura militar no país. Por esta razão, o ex-presidente foi agraciado no evento com a Medalha do Mérito Legislativo.
“No Brasil, nós construímos nossa história com o espírito de conciliação que nos une sempre nos momentos de maior dificuldade”, discursou o ex-presidente, que também foi lembrado por Gleisi Hoffmann.
“Há exatamente 40 anos José Sarney tomou posse como primeiro presidente civil após o golpe de 1964. A luta pela redemocratização do país custou sacrifício e a vida de muitos que ousaram enfrentá-la. O presidente Sarney cumpriu papel histórico naquele período de transição, em que foi votada a nova Constituição e realizada a primeira eleição direta para presidente depois da ditadura. É importante homenageá-lo nos tempos atuais”, publicou a ministra em suas redes sociais.
A sessão especial na Câmara contou ainda com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e do presidente da Casa Legisativa, Hugo Motta, que reforçou, em sua fala, a importância da democracia, das instituições e das liberdades individuais, definindo-as como “inegociáveis”.