Notícias
Conselhão toma posse em órgão internacional e participa de debate sobre IA e mudança climática
Foto: Reprodução
Na última semana, entre os dias 30/10 e 1º/11, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, representou o Brasil no debate de importantes temas, como inteligência artificial e mudanças climáticas. A participação aconteceu durante a Assembleia Geral Anual da Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (AICESIS), em Curaçao.
A comitiva brasileira apresentou à comunidade internacional o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial e apoiará o Projeto de Lei de Inteligência Artificial (PL 2338/2023), atualmente em tramitação no Congresso Nacional. Na oportunidade, o colegiado brasileiro formado por representantes da sociedade civil tomou posse como membro do Conselho de Administração da entidade internacional para o período 2025-2027.
"O Conselhão já presidiu a Aicesis em 2008. Após uma interdição de 4 anos, em 2023, voltamos a participar e tem sido oportuno o intercâmbio internacional sobre os principais temas relacionados às transformações no mundo do trabalho, a justiça climática e os desafios da democracia diante da desinformação e as estratégias nacionais de regulação da IA", afirmou Raimunda Monteiro, secretária-adjunta.
A comitiva do CDESS ainda acompanhou a discussão do programa Beyond GDP, da ONU, com apresentação do professor húngaro Gusztáv Báger. A iniciativa estimula os países a criarem novos indicadores econômicos, sociais, culturais e ambientais que captem de forma mais completa o desenvolvimento econômico e o bem-estar das sociedades. O Brasil também está atuando nessa frente e o CDESS tem acompanhado o tema por meio da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Durante o evento, foram também realizadas reuniões bilaterais com outros conselhos de países interessados em avançar em pautas comuns, especialmente relacionadas à COP30.