Notícias
Conselhão representa o Brasil em encontro internacional de Conselhos Econômicos e Sociais na Guatemala
Representantes dos Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições de Diálogo Social Ibero-Americanos
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, participou do Encontro de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições de Diálogo Social Ibero-Americanos, realizado entre os dias 31 de março e 3 de abril, em Antígua, na Guatemala.
Com o tema “Construir uma melhor governança democrática na Iberoamérica: A contribuição dos Conselhos Econômicos e Sociais”, o evento reuniu representantes de 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Curaçao, Espanha, Guatemala, Honduras, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana. O encontro marcou a entrada oficial do Brasil como membro-fundador da Rede Ibero-Americana de Conselhos Econômicos e Sociais.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, fez uma saudação virtual ao encontro, com discurso sobre a defesa da democracia. “Sabemos que a paz e o bem estar dos povos não acontecem por acaso. São construções a partir de muito diálogo, participação e compromisso. E é isso que nos traz aqui hoje: a convicção de que, juntos, podemos transformar realidades e promover um desenvolvimento mais justo e sustentável para os nossos países”, disse a ministra.
A secretária-adjunta do CDESS, Raimunda Monteiro, representou presencialmente o Brasil nos debates, levando a experiência do Conselhão desde sua recriação pelo presidente Lula, em janeiro de 2023. Ela compartilhou os principais resultados do Conselho nesses dois anos, destacando as metodologias de diálogo social e as contribuições efetivas do Conselhão para a formulação de políticas públicas no país.
“Levamos para o encontro a experiência do Brasil de tudo que o Conselhão vem desenvolvendo na participação social para a construção de políticas públicas. E também trocamos experiências com os outros países, principalmente sobre como fortalecer o diálogo social na defesa da democracia e de projetos de desenvolvimento inclusivos dos nossos países”, diz a secretária-adjunta.
Resultados da participação brasileira:
-
Brasil passa a compor, como membro fundador, a Rede Ibero-Americana de Conselhos Econômicos e Sociais.
-
Fortalecimento da cooperação entre os países latino-americanos, levantando pautas para que os países fortaleçam seus espaços de diálogo.
-
Lançamento de livro internacional reunindo experiências de diálogo social na América Latina e Europa, com capítulo dedicado ao Conselhão brasileiro.
Além dos debates sobre o futuro dos Conselhos, inovação e estratégias de incidência política, o encontro também abordou temas como democracia participativa, políticas para a Primeira Infância, combate à pobreza e mercado de carbono. Para o Conselhão do Brasil, a participação no encontro reforça o protagonismo do país na articulação de políticas de diálogo social e fortalecimento da democracia em nível internacional.