Notícias
Conselhão promove série de agendas durante a COP-30
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, promoverá uma série de atividades durante a COP-30, que acontece em Belém. Serão mesas, oficinas e dinâmicas que abordarão temáticas estratégicas para o país, sempre com a perspectiva do diálogo e da participação social.
O painel “Contribuições da Comunidade Científica e Tecnológica da Amazônia para a Agenda de Ação do Brasil” contará com três mesas, nos dias 12, 14 e 15. Com a participação dos conselheiros Txai Surui, Marilene Côrrea, Matheus Azevedo e Toya Manchinery, o painel reafirma a Amazônia como polo de inovação, ciência e soluções sustentáveis para o planeta. Integrado à COP30, o encontro lança o livro que sintetiza as contribuições de mais de 70 instituições de ensino superior e tecnológico, de pesquisa e a sociedade civil ao presidente da COP em encontro realizado no mês de agosto deste ano em Manaus.
Por sua vez, no dia 13, junto à CEPAL, à Open Society Foundations e ao Ministério da Fazenda, o Conselhão promoverá a mesa Portfólio de Investimentos Verdes, cujo documento reúne iniciativas estratégicas para a transformação ecológica e o desenvolvimento sustentável do Brasil, de forma inédita. Os conselheiros Laura Carvalho e Luiz Carlos Trabuco representarão o colegiado nessa mesa que reforçará a iniciativa como um passo significativo do Brasil na consolidação da agenda verde. O projeto amplia as oportunidades de investimentos sustentáveis e reafirma o compromisso do país com uma estratégia coordenada de transição ecológica e desenvolvimento sustentável em escala global.
O último painel promovido pelo Conselhão acontece no dia 17, e vai abordar uma série de boas-práticas do agronegócio brasileiro na “Agenda Positiva do Agro”. Teresa Vendramini e Denis Minev representarão o conselho, destacando o papel desse setor na transição para uma economia sustentável e de baixo carbono. A ação reunirá representantes do governo, da pesquisa e do setor produtivo para apresentar iniciativas que reduzem emissões e impulsionam práticas responsáveis. A discussão valoriza o agro como força estratégica de inovação e equilíbrio ambiental, conectando produtividade e preservação. Durante o encontro, será apresentado o caderno Agenda Positiva do Agro, que reúne experiências concretas e soluções sustentáveis desenvolvidas no país.
Diversos conselheiros estarão presentes em dezenas de outras outras mesas da COP-30. Além disso, o Conselhão realizará uma Visita Guiada com Conselhos Internacionais, reforçando o diálogo sobre ciência e políticas estratégicas para a Amazônia.
Confira abaixo a programação do Conselhão na COP-30:
