Notícias
Conselhão, MIR e Banco do Brasil finalizam reedição do Curso de Letramento Racial para Servidores Públicos
Foto: Reprodução SRI
O Conselho de Desenvolvimento de Econômico Social Sustentável, o Conselhão, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, com o Banco do Brasil e com a Universidade de Havard (ALARI) finalizaram no último mês a reedição do Curso de Letramento Racial / Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos. O evento de conclusão celebrou seis meses de formação, com foco no fortalecimento da cultura antirracista e na construção de políticas públicas voltadas à equidade racial.
Além de promover o letramento racial, a iniciativa busca institucionalizar mudanças, uma vez que os trabalhos finais devem resultar em projetos práticos, como campanhas, proposições normativas e outras ações com recorte antirracista. Os organizadores esperam com isso fomentar o debate interinstitucional, gerar precedentes políticos e simbólicos e ampliar parcerias dentro do governo.
O curso durou seis meses, que foram divididos em três etapas, incluindo aulas virtuais, debates, e o seminário exclusivo “Desigualdades, Antirracismo e o Estado Brasileiro”, elaborado especialmente para servidores públicos.Cerca de 200 pessoas concluíram o curso — 83,5% das matrículas, um recorde em relação às turmas regulares do programa internacional. Destas, 60% são mulheres e 48% pessoas negras, sendo 29% mulheres negras.
Durante a terceira etapa, os participantes elaboraram 55 propostas de políticas públicas antirracistas, somando-se às 40 da primeira turma, o que forma o maior acervo de iniciativas antirracistas produzidas por servidores públicos no país. Os trabalhos estão disponíveis em uma coletânea virtual entregue oficialmente ao Estado brasileiro.
Em mensagem final, O professor Guilherme Dantas Nogueira fez um apelo à continuidade da luta antirracista e à responsabilidade coletiva. “O Brasil foi construído sob sangue negro e indígena. Nossa formação é uma resposta política e cidadã a essa herança colonial. Cabe agora a cada uma, um e une de vocês seguir firme nessa luta, com ainda mais competência, coragem e consciência", finalizou.