Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Relações Institucionais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Conselhão instala comissão temática de Democracia, Cidadania e Direitos Humanos no Ministério da Justiça
Info

Notícias

Temporario

Conselhão instala comissão temática de Democracia, Cidadania e Direitos Humanos no Ministério da Justiça

Evento contou com participação dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça), Sílvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania)
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 22/08/2023 18h30 Atualizado em 18/10/2023 15h53
Imagem principal

Foto: Jamile Ferraris/MJSP

Brasília, 22/08/23 - O Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável (CDESS), o Conselhão, instaurou sua quarta Comissão Temática, a de Direitos e Democracia, no Ministério da Justiça e Segurança Pública. A atividade contou com participação dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça), Sílvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Floriano de Azevedo Marques (Tribunal Superior Eleitoral - TSE), do secretário Nacional de Justiça, Augusto de Arruda Pereira, do secretário-executivo do CDESS, Paulo Pereira, além de conselheiros e conselheiras.

Esta Comissão tem por princípio discutir a ampla gama de temas relacionados aos direitos humanos, cidadania e princípios democráticos, analisar e debater as políticas públicas prioritárias do governo, de modo a propor aprimoramentos em temas como Sistema de Justiça e Segurança Pública; combate ao racismo; defesa e fortalecimento das instituições; combate à desinformação; e combate ao discurso de ódio.

Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, disse que ao saberem da reunião, a equipe do Ministério acolheu esse importante evento do Conselhão, pela consciência de que esse é o caminho necessário no atual estágio do Brasil. “Momentos de pausa, de reflexão, são vitais para transformarmos a sociedade. Precisamos valorizar esses momentos de interação e construção de uma cultura democrática no Brasil, com liderança. E esse é esse o papel do Conselhão, de emular bons princípios. ”

O ministro Alexandre Padilha ressaltou a instauração da Comissão pela compreensão de que o governo federal tem de pensar um projeto de desenvolvimento econômico, social e sustentável do Brasil para o fortalecimento da democracia.

“Não é possível pensar em um projeto de país sem afirmarmos a democracia e um profundo debate com a sociedade sobre as necessidades de consolidação das nossas instituições, nesse esforço de construção de um verdadeiro programa de relações institucionais do país. Os grupos de trabalho do Conselhão estão sendo verdadeiramente ativos para isso, com um conjunto de proposições e temas com o governo federal para que a gente possa ter esse diálogo permanente com a sociedade”.

Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, destacou o debate sobre democracia feito a partir de uma relação necessária com o desenvolvimento.

“Tenho insistido que por conta do contexto e dos desafios que temos que enfrentar, somos homens e mulheres que estamos em um momento histórico nas decisões que serão refletidas na vida de todas as pessoas que virão depois de nós. Temos que entregar para a história o nosso quinhão de responsabilidade. Vejo com muita alegria a relação entre democracia, desenvolvimento e direitos humanos. Por isso o papel tão grande do Conselhão, e nós como agentes públicos, de ajudar o povo brasileiro de se organizar. Não há direitos humanos sem um projeto de desenvolvimento”.

Conselheiros e conselheiras abordaram temas como a necessidade de debate sobre o modelo de estado como defesa da democracia, combate ao extremismo, fortalecimento das instituições, combate ao racismo estrutural na justiça criminal, participação da comunidade na construção da política de segurança pública, retomada da participação social e o papel das organizações na sociedade civil, democracia paritária e grupos minorizados na política e violência política, dentre outros.

O conselheiro Douglas Belchior, da Uneafro Brasil, trouxe ao debate o levante da violência policial no país, a mobilização nacional de movimentos negros de colocar o tema da segurança pública na pauta nacional. “Mesmo a experiência progressista de governo tem dificuldade de avançar neste debate. A gente compreende que é uma agenda complexa, mas precisamos ter coragem”.

Dora Cavalcanti, conselheira do Instituto de Defesa do Direito de Defesa, trouxe a preocupação de racionalizar o sistema penitenciário brasileiro e enfrentar com coragem as mazelas do que continua sendo a constatação do racismo estrutural que permeia a sociedade e o sistema de justiça.

“O momento é agora, trazer ideias, metas ousadas, agendas de trabalho conjuntas com ministérios para que possam ecoar como uma caixa de ressonância no pleno de Conselhão, que é moderno e forte na tecnologia de ponta. Para que busquemos dar alternativas importantes que não sejam confundidas com uma agenda de impunidade, mas que possamos avançar para um sistema dotado de racionalidade”.

Próximos passos

A coordenação da Comissão vai elencar os temas prioritários e realizar reuniões bilaterais com os respectivos ministérios responsáveis pelas políticas públicas, acompanhar avaliar e propor aprimoramentos. Os resultados serão apresentados, na forma de recomendação, na próxima reunião plenária, para o presidente Lula.

Tags: CDESS
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca