Notícias
Conselhão debate caminhos para investimentos sustentáveis durante a COP30
Foto: Gil Ferreira / ASCOM-SRI
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o Conselhão, promoveu nesta-quinta-feira (13), junto à CEPAL, à Open Society Foundations e ao Ministério da Fazenda, o painel Portfólio de Investimentos Verdes, que teve como objetivo debater iniciativas estratégicas para a transformação ecológica e o desenvolvimento sustentável do Brasil de forma inédita.
Entre outros atores importantes, estiveram presentes o secretário-executivo da SRI, Gustavo Ponce, o secretário-executivo do Conselhão, Olavo Noleto, e os conselheiros Laura Carvalho e Luiz Carlos Trabuco.
O secretário Gustavo Ponce enalteceu o papel da iniciativa. "O Portfólio de Investimentos é uma ferramente que acreditamos que terá uma capacidade enorme de catapultar investimentos, disseminar boas-práticas e ajudar a construir caminhos que viabilizem as mudanças necessárias para as nossas cidades para o enfrentamento das mudanças climáticas", disse Ponce.
"Eu acredito que esses dados ilustram muito claramente que isso é uma realidade e oferece para o Governo do Brasil e para o setor privado a possibilidade de se coordenar de maneira muito mais qualificada para que os instrumentos existentes potencializem essas nossas capacidades", reforçou a conselheira Laura Carvalho.
Por sua vez, o conselheiro Luiz Carlos Trabuco relacionou os projetos dispostos no portfólio como um mecanismo de redução de desigualdades. "A COP30 vai ser marcada pelo avanço dos projetos que vão tangibilizar as melhorias do Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica. E isso é fundamental para que nós possamos reduzir dívida social e inclusão financeira para a sociedade", ressaltou.
O Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica se consubstancia em um passo significativo do Brasil na consolidação da agenda verde. O projeto amplia as oportunidades de investimentos sustentáveis e reafirma o compromisso do país com uma estratégia coordenada de transição ecológica e desenvolvimento sustentável em escala global.
O Conselhão tem promovido uma série de atividades durante a COP-30, que acontece em Belém. São mesas, oficinas e dinâmicas que tem abordado temáticas estratégicas para o país, sempre com a perspectiva do diálogo e da participação social. "A sociedade quer mais. Quer o cumprimento de cada medida, com compromissos efetivos. Ações concretas da sociedade e dos governos", finalizou o secretário dop Conselhão, Olavo Noleto.

