Notícias
Com presidente Lula e ministra Gleisi Hoffmann, cerimônia celebra a democracia em alusão ao 8 de janeiro
Foto: Gil Ferreira / ASCOM-SRI
Ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe das Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann, participou da cerimônia em memória aos três anos dos atos golpistas do 8 de janeiro. Compuseram o palco da cerimônia a primeira-dama, Janja, o vice-presidente da República, Geraldo Alckimin, sua esposa, Lu Alckimin, além dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Ricardo Lewandowski (Justiça), Sidônio Palmeira (Comunicação Social) e Guilherme Boulos (Secretaria Geral). O ato aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), no Palácio do Planalto.

- Foto: Gil Ferreira / ASCOM-SRI
Na ocasião, o presidente Lula também vetou o projeto de lei que prevê uma redução de penas para condenados pelos atos golpistas ocorridos em 2023. O texto ficou conhecido como PL da Dosimetria.
Em seu discurso, o presidente Lula ressaltou o dia 8/1 como um marco para a democracia. "Esse ato de hoje é uma exaltação a esse momento que estamos vivendo, de manutenção do Estado Democrático de Direito. Ao acompanhar o comportamento da Suprema Corte, que foi um comportamento magistral, e que não se submeteu aos caprichos de ninguém", pontuou.
"A democracia não é conquista inabalável, é uma obra em construção. Por isso, a democracia precisa ser zelada com carinho e defendida por unhas e dentes. A democracia é mais do que uma palavra bonita, é mais do que dever e direito de votar, a democracia é participação efetiva da sociedade, direito de dizer não", continou o presidente da República.