Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Relações Institucionais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Arquivo SEGOV 2019-2022 Assuntos Notícias Notícias em Acervo 2019 Março Santos Cruz e presidente da Funai visitam Médio Xingu
Info

Notícias

Belo Monte

Santos Cruz e presidente da Funai visitam Médio Xingu

A comitiva teve como objetivo discutir ações de contrapartida que estão sendo realizadas pela Norte Energia, em razão da construção de Belo Monte
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 14/03/2019 19h22 Atualizado em 14/03/2019 19h34
Altamira

Reunião Altamira

O ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República (Segov), Santos Cruz, visitou a região do Médio Xingu na segunda (11) e terça-feira (12). Acompanhado do presidente da Funai, Franklimberg de Freitas, e de outros representantes de órgãos federais, a agenda incluiu visita às obras de compensação da Norte Energia, reunião sobre as obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, almoço com prefeitos e presidentes de câmara municipais da região, reunião com indígenas e produtores rurais, além de debate sobre o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRS-X).

A primeira etapa da agenda de segunda-feira foi feita via terrestre para conhecer algumas obras de compensação, como a do Reassentamento Urbano Coletivo (RUC) que atenderá ribeirinhos, pescadores e indígenas. São 150 casas que estão em fase final de acabamento para entrega a diversas comunidades.

No mesmo local será entregue uma escola, uma creche e uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Logo depois, acompanhado de um dos líderes indígenas da região, Léo Xipaya, o ministro visitou a nova Casa de Saúde Indígena (Casai). “A nova Casai é uma instalação de primeiríssima qualidade que vai dar mais conforto à comunidade indígena na aferição à saúde básica. A mudança das instalações da velha para a nova Casai está prevista para o final deste mês”, disse Santos Cruz.

Em continuidade à agenda, a empresa Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte (UHE-BM), fez uma apresentação sobre os trabalhos desenvolvidos. Atualmente, opera com 18 geradores de energia em Belo Monte e 14 em Pimental. “Nosso objetivo é transformar Belo Monte na maior hidrelétrica 100% brasileira”, afirmou Paulo Roberto Ribeiro Pinto, presidente da empresa.

No almoço, o ministro reuniu-se com cerca de nove prefeitos da região. Além das questões indígenas e de Belo Monte, as autoridades locais puderam tratar de temas relacionados aos próprios municípios, como liberação de emendas e novos projetos.

Para finalizar o primeiro dia de agenda em Altamira, Santos Cruz ouviu a procuradora da República Thais Santi que apresentou o resultado de uma vistoria interinstitucional na região da Volta Grande do Xingu e pontuou alguns tópicos sensíveis que, segundo o estudo, necessitam de uma atenção especial do Governo Federal.

Altamira

Questões indígenas

Na terça-feira, 12, Santos Cruz e a comitiva participaram de uma reunião com mais de 30 lideranças de comunidades indígenas. De acordo com Franklimberg de Freitas, presidente da Funai, a comitiva teve como objetivo, “discutir ações de contrapartida que estão sendo realizadas pela Norte Energia, em razão da construção de Belo Monte”, explicou. O encontro ocorreu na sede da Fundação em Altamira.

Dentre os pleitos ouvidos estão os da reestruturação da saúde indígena, demarcação de terras, processo de licenciamento ambiental de Belo Monte e a desintrusão das comunidades Apyterewa e Cachoeira Seca (ambas condicionantes para construção da Hidrelétrica).

Altamira 2

“Vamos levar as propostas para Brasília e neste primeiro momento o que farei é trabalhar com afinco para que os órgãos envolvidos diretamente nessas demandas possam aumentar o efetivo no estado do Pará”, explicou o ministro. Hoje, existem apenas 3 servidores do Ibama e 2 delegados da Polícia Federal trabalhando em Altamira.

Na parte da tarde, o tema discutido foi o PDRS-X. Após uma breve explicação de alguns integrantes do Plano, Santos Cruz pontuou sobre a necessidade da eficiência na aplicação dos recursos. “O Governo Federal vai desenvolver maior participação no PDRS-X, visto que tem participação no Conselho Gestor. O acompanhamento das contas é fundamental e precisa ser transparente para a sociedade que é a destinatária desses recursos”, finalizou.

Altamira 3

A comitiva que acompanhou o ministro da Segov e o presidente da Funai foi composta pelos seguintes órgãos: Ministério da Educação, Agência Nacional de Águas, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Secretaria de Saúde Indígena (Ministério da Saúde), Secretaria Especial de Articulação Social (Segov), Secretaria Especial de Assuntos Federativos (Segov) e Secretaria Especial de Assuntos Fundiários (Ministério da Agricultura).

Conteúdo relacionado

  • Altamira
  • Altamira
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca