Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Relações Institucionais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Arquivo SEGOV 2019-2022 Assuntos Notícias Notícias em Acervo 2018 Março Missão Brasileira realiza reuniões sobre a evolução no ambiente de negócios brasileiro, em Washington
Info

Notícias

Programa Bem Mais Simples

Missão Brasileira realiza reuniões sobre a evolução no ambiente de negócios brasileiro, em Washington

“Nosso ambiente de negócios está cada vez mais favorável aos investimentos”, segundo a secretária Executiva do Programa Bem Mais Simples, Izabel Cristina de Oliveira Santos
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 29/03/2018 15h13 Atualizado em 03/04/2018 10h21

5024f62ecf5a4a5d8b09d656334887b8.jpg

No período de 28 e 29 de março, integrantes da Secretaria Executiva do Programa Bem Mais Simples, vinculada à Secretaria de Governo da Presidência da República, participam de reuniões com os técnicos e gestores do Programa Doing Business na sede do Banco Mundial, em Washington.

O encontro tem por objetivo debater melhorias na metodologia utilizada pelo Banco Mundial, na coleta e análise de dados que são utilizados para a elaboração do Relatório Doing Business, e tratar sobre distorções encontradas nos resultados atribuídos ao Brasil nos últimos Relatórios.

Conforme diagnosticado em pesquisas internas, os resultados atribuídos ao Brasil nos últimos anos demonstram divergência em relação àqueles apresentados pelo Banco Mundial, necessitando de uma análise mais profunda. Os temas em discussão visam melhorar o ambiente de negócios como: Abertura de empresas, Comercio Internacional, Pagamento de Impostos, Registro de Propriedades e Obtenção de Alvarás de Construção.

Exemplo desses descasamentos de informações podem ser verificados na quantidade de procedimentos e do prazo para a abertura de empresas nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. Pesquisas apontam que para a abertura de uma empresa no Brasil são necessários 79 dias, com 11 procedimentos, já em outros países esse prazo é de apenas 18 dias, com 8 procedimentos.

Segundo a Secretária Executiva do Programa Bem Mais Simples, Izabel Cristina de Oliveira Santos, “Governos e Entidades têm se empenhado em realizar melhorias, contudo, essas evoluções não estão sendo refletidas no Relatório Doing Business e esta visita ao Banco Mundial é de extrema importância para que técnicos e gestores tenham conhecimento do movimento que está em curso no País e da mobilização da sociedade para rever processos, e assim sensibilizá-los de que o nosso ambiente de negócios está cada vez mais favorável aos investimentos.”

b32da5b6b2da4de4b4ccd33d33bba283.jpg

As reuniões com técnicos do Banco Mundial são parte do Projeto de Melhoria do Ambiente de Negócios, Desde 2017 a Secretaria Executiva do Programa Bem mais Simples tem promovido o envolvimento dos Governos Federal, Estadual e Municipal, entidades da Sociedade Civil e colaboradores do Banco Mundial, visando a atuação conjunta e coordenada de ações e projetos que facilitem a realização de negócios na nossa economia.

Os workshops e reuniões de trabalho realizados pela Secretaria envolveram todos os atores e permitiram o debate dos problemas, propondo soluções. Um dos resultados desses encontros foi o desenvolvimento pelas associações dos notários e registradores do Portal Escritura Simples https://www.escriturasimples.org.br/ que está em fase piloto em 23 cartórios de SP, RJ e DF. O portal deverá reduzir significativamente a quantidade de procedimentos para realizar o registro de uma propriedade.

Outra entrega do projeto foi o Portal Bem Mais Simples http://www4.planalto.gov.br/programabemmaissimples . Lançado em fevereiro deste ano, o Portal compartilha informações sobre temas abordados pelo Doing Business e divulga ações e projetos que estão sendo conduzidos por órgãos de governo e entidades civis que, quando implementados, contribuirão para a simplificar serviços, facilitar a realização de negócios e melhorar o ambiente de negócios e a imagem do País.

O gerente do Programa Doing Business do Banco Mundial, Santiago Croci e os demais representantes do Programa elogiaram o Portal Bem Mais Simples Brasil e disseram que esta é uma excelente iniciativa e que deveria ser adotada por outros países.

A missão brasileira em Washington é composta por gestores dos Ministérios da Fazenda, da Industria,  Comércio Exterior e Serviços,  da Receita Federal e dirigentes do Colégio Notarial Brasileiro, do Conselho Regional de Engenharia e da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro.

ae0a131ddb0a473ab65ef641d8b93249.jpg

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca