Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Relações Institucionais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • mei
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Composição
    • Ministra
    • Gabinete
    • Assessoria Especial
    • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Canal de Atendimento - Ascom/SRI
    • Secretaria-Executiva
      • Solicitação de Agenda
    • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Diretoria de Gestão Intergovernamental
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
    • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
      • DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO GOVERNAMENTAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO LEGISLATIVO ORÇAMENTÁRIO
    • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO AO CONGRESSO NACIONAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO AO SENADO FEDERAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO À CÂMARA DOS DEPUTADOS
    • Secretaria-Executiva do CDESS
      • DIRETORIA DE FÓRUNS PARTICIPATIVOS
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Perfis profissionais
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
  • Assuntos
    • SEAF
      • Escola Federativa
      • Conselho da Federação
      • Portal Federativo
    • CDESS
      • Acesso à Informação
      • Noticias
      • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
      • Aplicativo
      • Projeto
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Arquivo SEGOV 2019-2022 Assuntos Notícias Notícias em Acervo 2011 Maio 05.05.2011 - Ministro Gilberto Carvalho recebe pauta de reivindicações das comunidades indígenas
Info

Notícias

05.05.2011 - Ministro Gilberto Carvalho recebe pauta de reivindicações das comunidades indígenas

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 05/05/2011 19h06 Atualizado em 29/10/2014 11h54

Em nome da presidenta Dilma Rousseff, a Secretaria-Geral da Presidência da República recebeu, nesta quinta-feira (5), representantes das comunidades indígenas que participaram do 8º Acampamento Terra Livre, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, entre os dias 2 e 5 de maio. O Acampamento, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), reuniu mais de 800 lideranças de mais de 230 povos, que elaboraram a pauta de reivindicaçoes, entregue hoje ao governo federal. Além do ministro da SG, Gilberto Carvalho, o encontro contou com a presença dos ministros de Minas e Energia, Edson Lobão, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Saúde, Alexandre Padilha, além do secretário executivo do ministério da Justiça, Luis Paulo Barreto, do secretario de Saúde Indígena, Antônio Alves, do presidente da Funai, Márcio Meira, e do senador Wellington Dias (PT/PI).

Logo na abertura do encontro, o ministro Gilberto Carvalho passou a palavra aos representantes dos povos indígenas, que apresentaram as reivindicações, incluindo, entre outros pontos, o pedido para que o governo federal redobre os esforços para aprovar o Projeto de Lei  3.571/2008, que cria o Conselho Nacional de Política Indigenista, e agilize a assinatura do Decreto que cria a Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas (PNGATI). Segundo Gilberto Carvalho, a proposta já é consenso no governo e deve ser assinada em breve pela presidenta Dilma Rousseff. A pauta inclui, ainda, a solicitação de que a reforma política contemple a questão indígena e o governo assegure a participação desses povos no processo de elaboração do Plano Plurianual 2011-2014.

Também está na pauta o pedido de maior celeridade, por parte da Funai, na regularização, proteção e desintrusão (retirada de invasores) das terras indígenas, priorizando, com urgência, os casos dos povos que vivem no sul da Bahia. Sobre este ponto, o presidente da Funai afirmou o compromisso da Fundação em solucionar as questões mais críticas vivenciadas nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste, em especial na Bahia, e no Mato Grosso do Sul. As lideranças foram informadas que está sendo concluído o processo de demarcação de outras seis terras, nos estados do Amazonas e Pará.

Algumas lideranças aproveitaram para registrar críticas a algumas ações do governo federal, a exemplo da construção das usinas de Belo Monte, Santo Antônio e Jirau, e pediram maior diálogo com a Funai. O ministro Gilberto Carvalho ressaltou que o governo tem maturidade para receber as críticas e disse que, apesar do débito que o país acumulou com os povos indígenas, desde o mandato do presidente Lula o governo mantém as portas abertas para receber os representantes indígenas, da mesma forma que recebe os demais segmentos da sociedade civil. O ministro se comprometeu a agendar um encontro dessas lideranças com a presidenta Dilma Rousseff, que não pôde recebê-los no dia de hoje. Gilberto explicou que mesmo que não seja possível atender todas as demandas, a pauta será analisada e respondida em uma nova reunião. Ele também destacou que o fato da presidenta Dilma Rousseff convocar cinco Ministérios para o encontro demonstra o comprometimento do seu governo com a  causa indígena.

O presidente da Funai reconheceu que as reivindicações apresentadas são, em sua grande maioria, conhecidas e justas, e acumulam muitos passivos dos direitos que constitucionalmente são assegurados a esses povos. Márcio Meira registrou algumas das conquistas alcançadas nos últimos anos, mas lembrou que ainda há muito a ser feito. Entre os avanços, ele citou o processo de reestruturação da Funai, que teve início em 2007 e deverá ser concluído até o final deste ano, com o objetivo de aperfeiçoar a Fundação, capacitando-a para administrar com maior eficiência a política indigenista, além da Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial de Terras Indígenas, cujo decreto será assinado nos próximos dias.
 

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Composição
    • Ministra
    • Gabinete
    • Assessoria Especial
    • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Canal de Atendimento - Ascom/SRI
    • Secretaria-Executiva
      • Solicitação de Agenda
    • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Diretoria de Gestão Intergovernamental
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
    • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA
      • DIRETORIA DE ARTICULAÇÃO GOVERNAMENTAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO LEGISLATIVO ORÇAMENTÁRIO
    • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO AO CONGRESSO NACIONAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO AO SENADO FEDERAL
      • DIRETORIA DE ACOMPANHAMENTO JUNTO À CÂMARA DOS DEPUTADOS
    • Secretaria-Executiva do CDESS
      • DIRETORIA DE FÓRUNS PARTICIPATIVOS
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Perfis profissionais
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
  • Assuntos
    • SEAF
      • Escola Federativa
      • Conselho da Federação
      • Portal Federativo
    • CDESS
      • Acesso à Informação
      • Noticias
      • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
      • Aplicativo
      • Projeto
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca