Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Relações Institucionais
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Você está aqui: Página Inicial Arquivo SEGOV 2019-2022 Assuntos Notícias Notícias em Acervo 2011 Março 10.03.2011 - Artigo: "Conhecer para transformar" (Selvino Heck)
Info

Notícias

10.03.2011 - Artigo: "Conhecer para transformar" (Selvino Heck)

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 10/03/2011 10h38 Atualizado em 29/10/2014 11h54

Selvino Heck
Assessor Especial da Secretaria Geral da Presidência da República


Tive a oportunidade de participar de um Seminário promovido pela Rede de Educação Cidadã (RECID) do Distrito Federal e pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) do governo local, num aqueles estranhos endereços, para um gaúcho forasteiro como eu, da capital federal, Brasília: Quadra, Superquadra, Setor de Clubes, Setor de Mansões, Hotéis, Farmácias, Bancos, etc., Lote tal, Conjunto tal, Bloco tal, etc. Nada de ruas e avenidas com nomes, número de casas e edifícios, como é para o comum dos mortais de qualquer lugar do Brasil. O Seminário aconteceu numa cidade-satélite, o Guará 1.

Mas o mais estranho e surpreendente foi outra coisa. O painel de debate estava marcado para as 9h30m de uma manhã de domingo, trânsito nada complicado e os painelistas, todos integrantes do primeiro ou segundo escalão do governo do Distrito Federal, não chegavam. Um a um, invariavelmente, ao justificar o atraso, confessaram que não achavam o local. Conheciam pouco ou nada o Guará 1, sendo que o evento era realizado em local público, Centro de Capacitação da SEDEST. O motorista da Presidência que me levou ao local também se perdeu. Foi necessário telefonar para buscar o local exato  e saber como chegar.

O Seminário, o segundo, tinha como tema EDUCAÇÃO POPULAR ORIENTANDO A CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, com presença membros do governo federal, do GDF de movimentos sociais. O objetivo, para os próximos quatro anos é atingir 100 mil famílias do Distrito Federal, cerca de 400 mil pessoas, que recebem o Bolsa Família ou recebem outros benefícios de transferência de renda do governo federal e do governo da capital federal, de acordo com a prioridade da presidenta Dilma de combate à extrema pobreza. Este é o número de pobres ou miseráveis de Brasília. E não estamos falando de uma capital ou cidade grande do Nordeste, mas sim da principal e mais rica cidade brasileira.

É preciso saber quem são essas 400 mil pessoas, onde moram, saber quais são suas necessidades mais imediatas, como vivem e sobrevivem. A educação popular, na metodologia de Paulo Freire, sempre parte da realidade, da vida, do que as pessoas pensam, dos seus problemas, dos seus valores, nunca da teoria. Abre-se um diálogo e uma reflexão com pessoas e comunidades: descobrir as causas da pobreza, porque ela acontece, quem são seus responsáveis, como ela aconteceu na história. A partir daí, acontece uma construção coletiva, através da organização das pessoas e comunidades, na consciência de sair de sua situação e pode estabelecer-se a parceria entre governo e sociedade. Discute-se um modelo de desenvolvimento que não produza mais pobreza e miséria e visualiza-se um projeto de sociedade solidário, com justiça social e igualdade.

O Governo do Distrito Federal, através de diferentes secretarias e órgãos, presentes no Seminário, como a Secretaria de Governo, a de Educação, o Orçamento Participativo e a própria Secretaria de Desenvolvimento Social, propõe a construção de uma proposta que respeita o saber do povo, com ele constrói as políticas públicas e programas, com o povo e as comunidades organizadas e conscientes abre o diálogo. Não se quer fazer nada de cima para baixo, muito menos de forma assistencialista ou clientelista.

Como falou o Janjão, do MST, representante dos movimentos sociais no painel, é preciso fortalecer o protagonismo popular, incentivando a cidadania ativa, a construção de sujeitos de direitos e a autonomia de pessoas e comunidades na busca de uma vida digna. Os governos devem ser parceiros desses processos, para a construção de uma sociedade democrática, solidária e com igualdade social e econômica.

Daniel Seidel, Secretário Adjunto da SEDEST-GDF, falou que a organização do povo quase foi destruída nos últimos anos em Brasília. Sobraram, felizmente, alguns focos de resistência, a serem resgatados e (re)fortalecidos. Por isso, a participação popular, com o Orçamento Participativo e demais políticas, não será um passeio. “Não se muda o andar de uma carroça como essa facilmente e em pouco tempo. Por isso, é preciso criar fóruns sociais nas cidades, estimular a participação social, fazer processos formativo-educativos nos valores da educação popular, para que a população veja resgatada sua auto-estima e sinta-se participante e construtora dos processos e estabeleça uma parceria governo-sociedade baseada na democracia, no respeito e na construção coletiva.”

A Rede de Educação Cidadã-DF, que nacionalmente está na Secretaria-Geral da Presidência da República, com seus educadores e educadoras, suas lideranças sociais e comunitárias, a maioria delas voluntárias, por isso participantes e colaboradores compromissados com as causas populares, especialmente do povo mais pobre e dos trabalhadores, coloca-se a serviço e busca contribuir com esta caminhada generosa, plena de sonhos de construir o novo e o diferente, de resgatar a dignidade do povo que tanto sofre, mas que sempre vive na esperança e na luta por um mundo e uma sociedade melhores. 

Conhecer e transformar são exigências recíprocas, já dizia Paulo Freire. Mais que conhecer a geografia e chegar nos lugares certos na hora prevista, é preciso conhecer rostos, endereços, casas, a ausência de esgoto, a falta de alfabetização, o desemprego, as doenças das crianças, as perspectivas dos jovens, o cansaço dos idosos, como também desejos, valores, sonhos, para  transformar. Transformar, sim, ruelas, becos, áreas de risco, mas sobretudo transformar vidas, sonhar a liberdade, reviver e criar utopias. Um pouco de tudo isso está (re)nascendo no Distrito Federal, na capital de todas as brasileiras e brasileiros.  

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências dos Órgãos
      • Base Jurídica Da Estrutura Organizacional
      • Quem é Quem
      • Horário de funcionamento
      • Atos Normativos
      • Tratamento de dados pessoais
      • Política de Privacidade
      • Termo de Uso
    • Ações e programas
    • Participação social
    • Planejamento Estratégico
      • Planejamento Estratégico
      • Governança Pública
    • Auditorias
    • Convênios e transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
      • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de informação ao cidadão - SIC
    • Perguntas Frequentes
      • Perguntas frequentes
    • Dados Abertos
    • Ferramentas e aspectos tecnológicos
    • Sanções Administrativas
  • Composição
    • Ministra
    • Assistência direta à Ministra
      • Gabinete
      • Assessoria Especial
      • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
      • Assessoria Especial de Comunicação Social
      • Secretaria-Executiva
    • Órgãos específicos singulares
      • Secretaria Especial de Assuntos Federativos
      • Secretaria-Executiva do Conselho da Federação
      • Secretaria Especial de Acompanhamento Governamental
      • Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares
      • Secretaria-Executiva do CDESS
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
  • CDESS
    • Acesso à Informação
      • O que é o CDESS?
      • Conselheiras e Conselheiros
      • Agenda conselho
    • Noticias
      • Mais notícias
      • Arquivo 2003-2018
    • Agendas
    • Calendário Mensal
    • Newsletter
    • Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica
  • SEAF
    • Escola Federativa
      • Ministério da Educação
      • Ministerio da Fazenda
      • Ministerio da Educação
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Integração e Desenvolvimento Regional
      • Ministério da Justiça e Segurança Pública
      • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
      • Ministério de Minas e Energia
      • Ministério da Saúde
      • Ministério do Trabalho e Emprego
      • Ministério do Turismo
      • Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
      • Presidência da República
      • Gestão e Inovação em Serviços Públicos
      • Outros Cursos
    • Conselho da Federação
      • Acesso à Informação
      • Noticias
  • Central de Conteúdo
    • Manuais
      • ENPP - Manual para uso da marca
  • Aplicativo
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca