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Liderança, Práticas de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Teletrabalho no Serviço Público

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Publicado em 15/05/2024 09h50 Atualizado em 15/05/2024 18h00

Liderança, Práticas de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida no Teletrabalho no Serviço Público
Importância da QVTe


A Qualidade de Vida no Teletrabalho (QVTe) tornou-se pauta urgente na criação de estratégias, políticas e práticas para construção de ambientes virtuais de trabalho mais humanizados, saudáveis e produtivos no serviço público.

Uma pesquisa de doutorado realizada na Universidade de Brasília (2024) mostrou o impacto da liderança na qualidade de vida no teletrabalho de servidores públicos e, mais que isso, esse impacto aumenta muito quando são percebidas pelos servidores práticas efetivas de gestão de pessoas (GP). Ou seja, as práticas de GP desempenham importante papel na relação entre liderança e qualidade de vida no teletrabalho.

Neste sentido, as instituições que adotam estilos flexíveis de trabalho devem formar gestores que saibam liderar em ambientes virtuais, onde o apoio dos líderes por meio das práticas de gestão de pessoas (GP) são peças fundamentais para o (re)desenho do “modo de teletrabalhar” contemporâneo.          

Premissas para o exercício da liderança no teletrabalho 

  • Estabelecer um acompanhamento periódico das atividades dos teletrabalhadores: benéfico para a relação líder-liderado, contribui para a avaliação do desempenho e reconhecimento do trabalho individual, e valoriza o desempenho dos teletrabalhadores para o alcance do sucesso organizacional.
  • Promover ambientes de trabalho favoráveis aos teletrabalhadores: o papel da liderança não se limita ao acompanhamento de prazos e metas das equipes, mas também envolve o suporte necessário dos gestores em sua consecução.
  • Priorizar o comportamento orientado para a informação e comunicação: o(a) líder deve (1) realizar sessões regulares de feedback sobre expectativas de entregas e indicadores de desempenho individual e equipe, (2) ter cautela em relação ao monitoramento e ao controle excessivos.
  • Fortalecer a relação de confiança e garantir a autonomia do teletrabalhador na realização do trabalho: quanto mais os servidores públicos percebem autogestão no teletrabalho, menos eles percebem sobrecarga no teletrabalho.

Para que servem as práticas de gestão de pessoas no contexto do teletrabalho? 

  • Melhorar as relações de trabalho por meio de ambientes onde haja coerência entre discurso e prática organizacional dos gestores, clima de confiança, cooperação e respeito entre membros das equipes e com os gestores, participação nas tomadas de decisão e autonomia na realização das tarefas. Um bom indicador destas práticas de relacionamento é os servidores terem orgulho de pertencer à instituição.
  • Fornecer boas condições e recursos necessários para o teletrabalho, orientando e apoiando os teletrabalhadores rumo ao alcance dos resultados. Melhores condições para a realização do trabalho e oportunidades de promoção e ascensão profissional são fatores que influenciam a QVTe.
  • Considerar o bem-estar das pessoas que teletrabalham.
  • Promover ações que visam combater e reduzir a sobrecarga de trabalho, com atenção especial para o excesso das horas trabalhadas e a intensificação do trabalho por parte dos servidores. Importante ressaltar que (1) o excesso de carga horária, supondo que os servidores estão sempre disponíveis por estarem em casa (2) o isolamento profissional, (3) as cargas de trabalho imprevistas, são responsáveis pela redução da satisfação no trabalho, pelo aumento da tensão psicológica e da fadiga dos teletrabalhadores, comprometendo a QVTe.
  • Oportunizar treinamento e, principalmente, desenvolvimento para os teletrabalhadores, com vistas a impactar positivamente o desempenho individual, das equipes e organizacional.
  • Fortalecer ações de implementação, aplicação e aprimoramento do instrumento de avaliação de desempenho e competências dos servidores, auxiliando na elaboração de um plano de desenvolvimento profissional. Cabe destacar que os teletrabalhadores: (1) preocupam-se com as formas de gerenciamento de seu desempenho; (2) desejam ser avaliados de forma justa; e (3) esperam ter seus esforços reconhecidos.

Top 5 Recomendações para os gestores públicos promoverem a QVTe 

  1. Privilegiem o bem-estar e o potencial de realização dos servidores por meio da promoção de ambientes de trabalho (presenciais ou virtuais) mais humanizados e saudáveis, onde há respeito, participação/comunicação, autonomia e colaboração. Melhores resultados serão consequência.
  2. Invistam na elaboração de diagnósticos customizados que sirvam de insights e suporte para tomada de decisões organizacionais.
  3. Adotem a utilização de material empírico produzido em pesquisas científicas que inspirem uma gestão organizacional baseada em evidências. Estas pesquisas podem impulsionar o desenvolvimento conjunto de projetos direcionados à elaboração, implementação e (re)avaliação das práticas, políticas e programas organizacionais no contexto do teletrabalho.
  4. Identifiquem oportunidades para aumentar a oferta de treinamento e desenvolvimento contínuo para os teletrabalhadores.
  5. Conscientizem os teletrabalhadores sobre a importância da qualidade e celeridade na prestação dos serviços aos cidadãos, clientes e à sociedade em geral. Mas, antes disso, estejam atentos(as) às condições de teletrabalho que podem provocar o aumento da carga de trabalho e estresse nos teletrabalhadores. Não estigmatizem o estresse laboral. Reflitam e tracem ações que incentivem os cuidados com a saúde física, mental e psicológica dos servidores em teletrabalho.

Conclusão

 Lembrem-se de que servidores em teletrabalho precisam de líderes atentos aos fatores contextuais e dispostos a customizar estratégias organizacionais alinhadas à elaboração e implementação das práticas de gestão que promovam e garantam a qualidade de vida no teletrabalho!!!

 Bons gestores não se limitam à inovação tecnológica. É necessário ter um olhar que envolva também processos e atividades de gestão, ou seja, a inovação gerencial!!

Referências 

  • Com (ou sem) licença, estou chegando! (re)visitando itinerários de pesquisa e (re) desenhando práticas de gestão de pessoas para o teletrabalho
  • O papel das práticas de gestão de pessoas na relação entre liderança e qualidade de vida no teletrabalho

Acesse a playlist do LA-BORA! gov sobre o Admirável Mundo do Teletrabalho para mais conteúdo sobre o tema de teletrabalho.

Autoria 

Prof.ª Tatiane Melo (IFB) e Prof.ª Gisela Demo (UnB), representando o Comitê Científico LA-BORA! gov (CCL).

Saiba mais sobre o CCL.

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