Manter Parâmetros do órgão
Passo 1. Acesse o Módulo de Gestão da Folha de Pagamento
Se é a primeira vez que seu órgão vai utilizar o sistema de Gestão da Folha do Sigepe para apropriar a folha de pagamentos, esse é o primeiro passo para a utilização do sistema.
Para fazer a configuração:
Acesse o sistema pelo endereço: https://gestaodafolha.sigepe.gov.br
1. No menu principal, selecione o módulo “Gestão da Folha de Pagamento” e “Apropriação”.
Em seguida, acesse a funcionalidade “Manter Parâmetros do Órgão”.
Essa etapa é fundamental para configurar os parâmetros iniciais, com os dados básicos do órgão, que serão utilizados para apropriação da folha e posterior envio ao SIAFI via SIGEPE.
Passo 2. Selecione os Bancos Conveniados
Na primeira aba da tela de parâmetros, selecione os bancos conveniados utilizados pelo órgão para pagamento dos servidores.
Passo 3. Cadastre as Unidades Gestoras
Nesta etapa, o órgão deve informar uma ou mais Unidades Gestoras (UGs) vinculadas ao seu código de órgão no sistema.
📌 Importante:
O cadastro correto das UGs é essencial para a apropriação da folha de pagamento e para o sincronismo com o SIAFI, garantindo que os Documentos Hábeis (DHs) sejam gerados e transmitidos corretamente.
⚙️ Sincronismo com o SIAFI: como funciona
O sistema permite que o órgão sincronize mais de um DH por mês, conforme a estrutura das UGs cadastradas:
✅ Um DH para cada UG:
Ao cadastrar múltiplas Unidades Gestoras, o órgão poderá gerar um DH distinto para cada UG.
✅ Vários DHs por órgão:
Caso o órgão tenha várias UGs cadastradas, o sistema possibilita a geração de vários DHs no mesmo mês, um para cada UG registrada.
📝 Ou seja: o número de Documentos Hábeis que o órgão poderá sincronizar com o SIAFI depende diretamente da quantidade de Unidades Gestoras cadastradas e ativas no sistema.
Na modal de incluir Unidade Gestora:
- Informe o código da unidade gestora no campo “Unidade Gestora”;
- No campo “Gestão” informe o código da unidade de gestão do órgão no Siafi. Pode haver mais de uma unidade com o mesmo código;
- Em “Nome”, informe o nome da UG que criará Documento Hábil. O nome deve ser único, pois não pode haver mais de uma UG, para o órgão, com o mesmo nome;
- “Possui Agrupador Remanescente”, indique qual UG do órgão está associada ao agrupador de orçamento 'Remanescente'. Uma das UGs ativas do cadastro do órgão deve estar associada ao agrupador.
4. Inclua o Centro de Custos
Inclua os Centros de Custos necessários para a apropriação correta das despesas da folha. Deverão ser informados o código do órgão no Siorg e a identificação do centro de custos (ex: INATIVOS), e o sistema listará as unidades gestoras cadastradas na aba anterior.
ATENÇÃO: Caso o órgão utilize o tipo Centro de Custos "CC-GENERICO", NÃO preencha os valores para o Centro de Custos!
5. Cadastre o Agrupador de Despesas
Cadastre os Agrupadores de Despesa de acordo com as situações CPR (Contas a Pagar e Receber) utilizadas pelo órgão.
Na coluna “Aba” é informado o nome da aba a que pertence o agrupador de despesa (Principal com Orçamento, Despesas a Anular, Deduções), em “Situação CPR Siafi” é informada a situação CPR do agrupador de despesa (DFL004, AFL038, DOB006), e na coluna “Centro de Custos” é informada lista com o nome do(s) centro(s) de custo(s) associados.
ATENÇÃO: Somente as abas Principal com Orçamento, Despesas a Anular e Deduções estão disponíveis para parametrização, então não devem ser parametrizadas outras abas!
6. Consulte o Saldo Contábil
Para “Nova Consulta Saldo Contábil”, informe sempre a seguinte conta contábil: 622110000.
Na coluna “Unidade Gestora” são listados os códigos das UGs cadastradas e suas respectivas contas contábeis vinculadas.
7. Cadastre o(s) Agrupador(es) de Orçamento
ATENÇÃO: Caso seu órgão faça a apropriação de apenas 1 (um) Documento Hábil (DH) por folha, NÃO é necessário fazer a separação por agrupadores de orçamento.
Utilize a opção Agrupador de Orçamento para cadastrar agrupadores que serão utilizados na apropriação da folha.
Para “Novo Agrupador de Orçamento”:
- Defina o “Nome do Agrupador” (máx. 50 caracteres);
- Para o “Atributo” selecione “UORG” ou “UPAG”;
- Em “Valores iguais a”, podem ser informados vários valores separados por vírgula. (ex: "UORG" "Igual a" "20,45, 80");
- No campo “Unidade Gestora de Pagamento” selecione a Unidade Gestora que enviará o Documento Hábil ao SIAFI.
8. Ajuste de DDP
A aba de Ajuste de DDP permite alterar a classificação de valores recebidos pela DDP, direcionando corretamente os dados ao SIAFI.
Exemplo: uma Natureza de Despesa que conste como “Despesas a Anular” na DDP pode precisar ser registrada como “Deduções” no SIAFI.
ATENÇÃO: Se for feito novo ajuste de DDP, é necessário clicar em "Nova classificação" no menu "Apropriação" para que as alterações realizadas sejam aplicadas.
9. Salve as Alterações
Após concluir qualquer inclusão ou alteração na funcionalidade “Manter Parâmetros do Órgão”, é indispensável clicar no botão “Gravar”, localizado no final da página, para salvar as informações.



















