Notícias
TRÂNSITO
Aplicativo CNH do Brasil registra mais de 1,4 milhão de novos usuários em menos de uma semana
Pedidos de abertura de habilitação pelo aplicativo da CNH do Brasil ultrapassam 1 milhão. - Foto: Marcio Ferreira/MT
O aplicativo CNH do Brasil registrou 1,41 milhão de novos usuários cadastrados desde o seu lançamento, o que representa um crescimento de 7,7% em apenas seis dias após a assinatura da Medida Provisória que moderniza o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação.
Com esse avanço, a plataforma soma 19,4 milhões de usuários em todo o país e ultrapassa um milhão de pedidos de abertura de habilitação, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O estado de São Paulo lidera o ranking de acessos, com mais de 170 mil registros, seguido por Minas Gerais (103 mil), Rio de Janeiro (100 mil) e Bahia (95 mil).
PRINCIPAIS RECURSOS — O curso de formação para condutores é o serviço mais acessado pelos usuários. Com conteúdos em formato de textos, podcasts e vídeos, além de simulados, banco de questões e materiais complementares, o curso já atraiu mais de 823.368 usuários. Mais de 280 mil pessoas concluíram a capacitação e obtiveram o certificado de condutor.
FLEXIBILIZAÇÃO — A partir da flexibilização de exigências estabelecida por norma do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), 57.100 pessoas estão em processo de formação no curso de instrutores autônomos. Desse total, mais de 32 mil já receberam o certificado, o que permite a atuação de forma independente, sem vínculo obrigatório com auto escolas tradicionais.
CNH DO BRASIL — A iniciativa do Governo do Brasil tem como objetivo democratizar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação, ampliando as oportunidades para milhões de brasileiros que ainda não têm o documento, especialmente em razão do alto custo do processo tradicional. A modernização simplifica etapas, diversifica as formas de preparação e pode reduzir em até 80% o custo total da CNH, que, em alguns estados, chega a cerca de R$ 5 mil.