Notícias
TORNADO NO PARANÁ
Brigadistas do Ibama reforçam ação do Governo do Brasil na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Entre as primeiras atividades desempenhadas pelos brigadistas estão o apoio logístico ao transporte de profissionais de saúde, que atendem diretamente a população afetada. Foto: Ibama/Paraná
Reforçando a atuação coordenada do Governo do Brasil na reconstrução e assistência emergencial ao município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, — local que teve cerca de 90% da área devastada por um tornado em 7 de novembro, afetando mais de 10 mil moradores —, a Brigada Federal de Incêndios Florestais (BRIF-I) Rio das Cobras, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), foi mobilizada para integrar as ações de resposta ao desastre.
A região segue em processo de recuperação após a destruição que deixou centenas de famílias desabrigadas. A equipe foi acionada por dois chamados oficiais: um da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da Operação Paraná, e outro da Defesa Civil do Estado do Paraná, para compor a Operação Reconstrução Rio Bonito do Iguaçu.
SAÚDE — Na segunda-feira, 24 de novembro, o Governo do Brasil iniciou atendimentos de saúde em seis consultórios móveis instalados em dois contêineres em Rio Bonito do Iguaçu. As estruturas, que fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, contam com infraestrutura completa e devem permanecer na região por três meses, ampliando a oferta de atendimentos.
Desde a última sexta-feira, 21 de novembro, os brigadistas da BRIF-I estão em campo apoiando diretamente as ações emergenciais, atuando tanto no município quanto em Laranjeiras do Sul, local que concentra as doações enviadas pela população e por instituições públicas.
ACIONAMENTO — Logo após o tornado, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, solicitou que a Superintendência do Instituto no Paraná colocasse a brigada à disposição das autoridades locais, medida prontamente adotada. Embora a mobilização tenha ocorrido ainda nos primeiros dias após o evento climático extremo, o acionamento formal se deu no dia 20 de novembro, quando o Ibama foi oficialmente integrado às operações estaduais.
ATUAÇÃO — Entre as primeiras atividades desempenhadas pelos brigadistas estão o apoio logístico ao transporte de profissionais de saúde, que atendem diretamente a população afetada, e o auxílio no deslocamento e organização de doações armazenadas no Ginásio de Esportes de Laranjeiras do Sul.
A BRIF-I também atuou no carregamento do caminhão que transportou materiais essenciais — como alimentos, roupas e produtos de higiene — até Rio Bonito do Iguaçu, garantindo mais agilidade no atendimento às famílias afetadas. A presença da brigada amplia a capacidade de resposta das equipes locais, reforça a articulação federativa e acelera o processo de reconstrução da cidade.
Leia mais:
>>> Investimento do Governo do Brasil na reconstrução de Rio Bonito do Iguaçu chega a R$ 44,2 milhões