Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Secretaria de Comunicação Social
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 10 Henrique Marques, beneficiário do programa Bolsa Atleta, é campeão mundial de taekwondo na categoria até 80kg
Info

Notícias

ESPORTE

Henrique Marques, beneficiário do programa Bolsa Atleta, é campeão mundial de taekwondo na categoria até 80kg

Na decisão realizada no início da manhã desta segunda-feira (27/10) na China, brasileiro venceu o chinês Ziang Qizhang. É o segundo título do país na competição, após o ouro de Maria Clara Pacheco
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 27/10/2025 11h15 Atualizado em 27/10/2025 11h34
Colaboradores: Ministério do Esporte
Henrique Marques, beneficiário do programa Bolsa Atleta, é campeão mundial de taekwondo na categoria até 80kg

Com apoio do Bolsa Atleta, Henrique Marques conquistou o ouro e seu primeiro título mundial. É o segundo topo do pódio do país no torneio – algo inédito para o Brasil em Mundiais – e a primeira conquista do taekwondo masculino do país em toda a história da competição. Foto: Miriam Jeske/COB

O Brasil brilhou no ponto mais alto do pódio, outra vez, no Mundial de Taekwondo 2025, disputado na China. Desta vez, com Henrique Marques levando o ouro na vitória por 2 a 0 sobre o chinês Xiang Qizhang. Henrique, que é bolsista do Programa Bolsa Atleta, descobriu o esporte em um projeto social, aos 8 anos de idade, em Porto das Caixas, bairro pobre de Itaboraí, no Rio de Janeiro. Acumula títulos brasileiros e medalhas em jogos sulamericanos. Em 2023, Henrique descobriu uma arritmia cardíaca que quase o fez ficar fora do esporte para sempre. Mas ele passou por uma cirurgia, ficou meses sem treinar conseguiu superar o problema, integrar a seleção brasileira e disputar os jogos Olímpicos de Paris. Agora vive o seu melhor momento na China.

A conquista de Henrique Marques veio no início da manhã desta segunda-feira (27), a medalha de ouro na categoria -80kg do Mundial de Taekwondo 2025, em Wuxi, na República Popular da China. Na grande final, o brasileiro venceu o representante chinês no campeonato, Xiang Qizhang. Este é o segundo título do Brasil na competição, após o ouro de Maria Clara Pacheco, na última sexta (24).

O combate que valeu o campeonato da faixa de peso foi marcado por um começo de muito equilíbrio. Henrique fez os primeiros dois pontos a 30s do fim do round de abertura. No segundo round, Henrique conseguiu mais toques no colete adversário do que o rival, mas sem pontuar. Após revisão de vídeo em um último golpe do chinês, foi confirmado que o movimento não entrou, assegurando o ouro e primeiro título mundial para Henrique. É o segundo topo do pódio do país no torneio, algo inédito para o Brasil em Mundiais. É a primeira conquista do taekwondo masculino do país em toda a história da competição.

As medalhas de bronze ficaram com aqueles que perderam as semifinais: Artiem Mytarev (Rússia) e Seo Geonwoo (Coreia do Sul).

CAMPANHA – Henrique fez quatro lutas antes de chegar à final. A estreia foi diante do cubano Kelvin Calderón, em vitória por 2 rounds a 0, sem deixar o adversário fazer um ponto sequer. Nas oitavas de final, o brasileiro passou por Faysal Sawadogo (Burkina Faso), também por 2 a 0 (5 a 0 e 7 a 1). Nas quartas, a vitória foi sobre CJ Nickolas (Estados Unidos), novamente por 2 a 0 – disputados 3 a 2 no round de abertura e 7 a 4 no segundo e último.

A semifinal foi contra o russo Artem Mytarev. Depois de um início equilibrado e bastante estudado, Henrique fez o primeiro ponto com pouco menos de um minuto de combate, não demorando para encaixar golpe e abrir 3 a 1, resultado do round inicial. O brasileiro voltou implacável para o segundo assalto, fazendo 4 a 0 e, em 40 segundos, conseguindo toque na cabeça e 7 a 0. Mytarev reagiu com boa sequência de acertos, conseguiu virar para 10 a 9, e confirmou vitória no round e empate.

No terceiro e decisivo round, Henrique manteve o controle e esperou a hora certa para atacar, não demorando para conseguir 3 a 0. Após acerto de Mytarev e punição, o brasileiro confirmou a vitória ao somar 4 a 2, passando para a grande final nos -80kg, contra Xiang Qizhang (CHN).

PROGRAMAÇÃO – A seleção brasileira voltará à ação para o antepenúltimo dia do Mundial de Taekwondo Wuxi 2025 entre esta segunda (27) e terça-feira (28). No feminino, Milena Titoneli lutará na categoria -67kg, enquanto João Victor Diniz será o representante do país no masculino -68kg.

As preliminares acontecem das 22h da segunda (27) às 3h de terça-feira (28). As oitavas e quartas de final são das 4h às 5h30 e entre as 6h30 e 8h30, no início da manhã de terça. Os horários são de Brasília.

De terça (28) para quarta (29) será a vez de Paulo Ricardo Melo no masculino -58kg e Celydiene Carneiro, no feminino -62kg. Já no último dia de competições – entre quarta (29) e quinta-feira (30) - lutarão Nívea Maria da Silva no feminino -53kg e o medalhista Olímpico em Paris 2024, Edival Pontes no masculino -74kg.

ONIPRESENÇA — A capilaridade do Bolsa Atleta se reflete nos resultados do Brasil nos principais eventos mundiais. Em Paris, o Brasil fechou os Jogos Olímpicos com 20 medalhas, a segunda melhor marca da história. Foram três ouros, sete pratas e dez bronzes, que colocaram o país no 20º lugar do quadro geral. Como muitas modalidades são coletivas, foram 60 medalhistas. Desse grupo, 100% são integrantes do Bolsa Atleta ou estiveram em editais ao longo de suas carreiras. Já nos Jogos Paralímpicos, a campanha foi a melhor da história do país, com 89 medalhas (25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes). O Brasil bateu o recorde de pódios, que era de 72, e chegou pela primeira vez no top 5, em quinto lugar. Todas as medalhas tiveram a digital do Bolsa Atleta.

REAJUSTE — O Bolsa Atleta atualmente conta com mais de 10 mil atletas contemplados, o maior número já registrado na história. Em 2024, o programa completou 20 anos e teve o primeiro reajuste de valores dos últimos 14 anos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto que aumentou as bolsas em 10,86%. No caso da Bolsa Pódio, os valores das Bolsas passaram a ser de R$ 5.543 mensais a R$ 16.629, de acordo com o lugar dos atletas no ranking mundial.

Apoio e Assistência Técnica
Tags: Henrique MarquesBolsa AtletaMedalha de OuroTaekwondoMundial de Taekwondo 2025Mundial de Taekwondo Wuxi 2025China
« Anterior Próximo »  
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Quem é quem
      • Perfis Profissionais
    • Ações e Programas
      • Programas, projetos e ações
      • Carta de Serviços
      • PDTI | Plano Diretor de TI
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Consultas Públicas
      • Audiências Públicas
      • Conselhos e Órgãos Colegiados
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público​
    • Auditorias
      • Processos de Contas Anuais - 2008
      • Processos de Contas Anuais - 2009
      • Processos de Contas Anuais - 2010
      • Processos de Contas Anuais - 2011
      • Processos de Contas Anuais - 2012
      • Processos de Contas Anuais - 2013
      • Processos de Contas Anuais - 2015
      • Processos de Contas Anuais - 2016
      • Processos de Contas Anuais - 2017
    • Convênios e Transferências
    • Receitas e Despesas
    • Licitações e Contratos
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviços de Informação ao Cidadão
    • Dados Abertos
      • Campanhas Publicitárias
    • Legislação
      • Leis
      • Decretos-Lei
      • Medidas Provisórias
      • Decretos
      • Decretos não numerados
      • Portarias
      • Instruções Normativas
      • Notas Técnicas
      • Legislação por Período de Governo
      • Outros Documentos
    • ComunicaBR
    • Cooperação Internacional
    • Planejamento de Mídia do Sicom
    • Pesquisas
    • Perguntas Frequentes
  • Assuntos
    • Bom dia, Ministro
    • Notícias
    • Notas
    • IN Publicidade Digital
    • Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudança do Clima
    • Comitê de Enfrentamento da Desinformação
    • Uso de telas por crianças e adolescentes
    • Crianças, adolescentes e telas: guia sobre usos de dispositivos digitais
    • Educação Midiática
    • Ações Federais no Rio Grande do Sul
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria
    • Área de Imprensa
    • Reclamações
  • Central de Conteúdo
    • Áudio
    • Imagens
    • Vídeos
    • Redes
    • Guias e Manuais
    • Transcrições
    • Entrevistas
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • WhatsApp canal
  • TikTok
  • Kwai
  • Linkedin
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca